Bureau Veritas assinou contrato com a Nebras Power, do Catar, e com a fabricante canadense de equipamentos solares Canadian Solar para inspecionar diretamente projetos conjuntos de usinas centralizadas dos dois grupos no Brasil.  A operação da empresa certificadora envolverá equipamentos e obras de três das suas usinas brasileiras pelos próximos doze meses: a Salgueiro Solar, em Pernambuco, a Francisco Sa Solar, em Minas Gerais, e a Lavras, localizada no interior do Ceará.

Na Salgueiro Solar, no município pernambucano de mesmo nome, de 114,3 MWp e que deve entrar em operação ainda neste semestre, o Bureau Veritas vai realizar testes de aceitação de fábrica para validar se toda a documentação e o desempenho dos equipamentos e sistemas estão de acordo com as especificações do cliente. Além disso, a empresa também se responsabiliza pelo acompanhamento do cronograma fabril para minimizar potenciais atrasos e problemas.

Na Lavras Solar, em Caucaia (CE), de 152,4 MWp, projeto negociado no leilão A-4 de 2018, o trabalho será para garantir a eficiência e qualidade dos projetos, a interface técnica entre os fabricantes de equipamentos e concessionária de energia e até a análise e aprovação da construção da usina. Já na usina Francisco Sa Solar (114,3 MWp), em Francisco Sá (MG), além do trabalho de engenharia do proprietário, o BV será responsável pela supervisão e fiscalização das obras.

A Nebras se tornou sócia dos projetos da Canadian Solar no Brasil em 2019, quando adquiriu 80% de um portfólio de 486,2 MWp da fabricante canadense, para os quais a empresa está fornecendo seus módulos fotovoltaicos e que completarão 1 GWp de projetos já concebidos pelo grupo no país. No portfólio agora com o controle majoritário da Nebras ainda faz parte a usina Jaíba Solar, em Minas Gerais, de 101,6 MWp.   



Mais Notícias FOTOVOLT



HY Solar entra no Brasil com meta de 500 MW de módulos em 2024

Fabricante chinesa quer atuar com no máximo 12 distribuidoras; primeiro contrato de 200 MW já foi fechado.

28/03/2024


Trinity vende ativos de GD solar para a Brookfield

Acordo envolve compra de 110 MWp em projetos em vários estados e desenvolvimento conjunto entre as duas empresas.

28/03/2024


Cigre-Brasil realiza workshop sobre integração de eólicas e fotovoltaicas

Evento em Recife vai discutir desafios da integração das duas renováveis à rede.

28/03/2024