A Associação Europeia de Energia Solar, SolarPower Europe, lançou uma nova frente de trabalho para difundir negócios e criar inteligência de mercado em hidrogênio verde. O propósito é aproveitar o potencial da energia solar para ser uma das fontes renováveis mais utilizadas na Europa para produção eletrointensiva do gás que tem a promessa de se tornar o principal vetor da transição energética global nos próximos anos.

Segundo a associação, a ideia é identificar modelos de negócios mais promissores para o hidrogênio solar e os meios de acelerar a redução de custos da produção baseada na eletrólise da água. Faz parte do programa ainda, batizado de Renewable Hydrogen Workstream, desenvolver recomendações da indústria solar para promover o hidrogênio renovável em políticas europeias importantes, como a próxima revisão da Diretiva de Energias Renováveis (RED II) e a revisão das Diretrizes de Auxílios Estatais da UE para Energia e Meio Ambiente (EEAG).

A iniciativa segue outras ações da SolarPower Europe lançadas no ano passado. Em novembro de 2020, em colaboração com associação da indústria eólica europeia, a Wind Europe, e a entidade Breakthrough Energy, foi criada a Coalisão pelo Hidrogênio Renovável, uma iniciativa que promove o papel central do hidrogênio renovável para cumprir os objetivos de descarbonização de longo prazo da União Europeia. A SolarPower Europe também coordena a “Mesa Redonda de Produção de Hidrogênio Renovável e de Baixo Carbono”, da European Clean Hydrogen Alliance.

 



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai implantar usinas solares em refinarias de petróleo

Com potência total instalada de 48 MW, UFVs serão instaladas na Regap, Rnest e Replan.

25/04/2024


White Martins vai produzir hidrogênio verde em Jacareí

A planta de 5 MW vai ter ainda gasoduto para fornecimento do produto à Cebrace.

25/04/2024


EUA disponibilizam US$ 7 bi para solar em comunidades carentes

Projeto Solar For All deve beneficiar 1 milhão de residências e faz parte da Lei de Redução da Inflação.

25/04/2024