A Focus Energia, comercializadora de energia com alguns ativos hidrelétricos e planos para expansão na geração de energia, anunciou o início da implantação de um complexo solar em Juazeiro, no norte da Bahia, com capacidade instalada inicial de 1,37 GW e com planos de chegar a 2,99 GW, com mais uma UFV a ser acrescentada no complexo.

Ao assinar um protocolo de intenções com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado baiano, no começo de fevereiro, o grupo revelou que serão investidos R$ 2,2 bilhões na construção das centrais fotovoltaicas Futura. A estimativa é de que sejam gerados 2 mil empregos diretos e 9 mil indiretos nas obras, além de 25 diretos durante a operação do complexo.

Segundo o planejamento da Focus, a previsão é iniciar a construção em dois meses. A operação comercial está planejada para o fim do primeiro semestre de 2022 e o complexo estará 100% operacional no início de 2023. Em pré-obras estão a UFV Futura 1, de 671 MW, e a UFV Futura 2, de 701,5 MW. Em desenvolvimento, a UFV Futura 3 agregará mais 1,62 GW ao complexo em Juazeiro.

A Focus conta atualmente com 6,37 MW em centrais hidrelétricas em Minas Gerais: Lavras, com 1,2 MW, e Ilhéus, com 2,56 MW, ambas em Barbacena, e Camanducaia, com 2,6 MW, na cidade de mesmo nome. Há mais projetos em desenvolvimento em CGHs, PCHs e em uma UHE de 44 MW (Muçum I, em Santa Teresa, RS). Além disso, há projeto de mais uma UFV em Camanducaia, de 1 MW. Para iniciar os planos mais firmes em geração, a Focus captou 765 milhões de reais de uma oferta pública inicial de ações (IPO) na B3 em fevereiro, valor que será majoritariamente empregado nos investimentos solares.



Mais Notícias FOTOVOLT



MP 1212 estende prazo para renováveis manterem subsídios

Expectativa do governo é viabilizar 34 GW em projetos. Medida provisória também antecipa recursos da Eletrobras para baixar tarifas.

11/04/2024


Brasil sobe para o sexto lugar em ranking de geração solar

Em capacidade adicionada, o levantamento da Irena aponta ainda que o País teve o quarto melhor desempenho global em 2023.

11/04/2024


SOFAR: Soluções Inovadoras para Energia Solar

A energia solar tem se destacado como uma das principais alternativas para a busca de um futuro mais sustentável e energeticamente eficiente.

11/04/2024