A Focus Energia, comercializadora de energia com alguns ativos hidrelétricos e planos para expansão na geração de energia, anunciou o início da implantação de um complexo solar em Juazeiro, no norte da Bahia, com capacidade instalada inicial de 1,37 GW e com planos de chegar a 2,99 GW, com mais uma UFV a ser acrescentada no complexo.

Ao assinar um protocolo de intenções com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado baiano, no começo de fevereiro, o grupo revelou que serão investidos R$ 2,2 bilhões na construção das centrais fotovoltaicas Futura. A estimativa é de que sejam gerados 2 mil empregos diretos e 9 mil indiretos nas obras, além de 25 diretos durante a operação do complexo.

Segundo o planejamento da Focus, a previsão é iniciar a construção em dois meses. A operação comercial está planejada para o fim do primeiro semestre de 2022 e o complexo estará 100% operacional no início de 2023. Em pré-obras estão a UFV Futura 1, de 671 MW, e a UFV Futura 2, de 701,5 MW. Em desenvolvimento, a UFV Futura 3 agregará mais 1,62 GW ao complexo em Juazeiro.

A Focus conta atualmente com 6,37 MW em centrais hidrelétricas em Minas Gerais: Lavras, com 1,2 MW, e Ilhéus, com 2,56 MW, ambas em Barbacena, e Camanducaia, com 2,6 MW, na cidade de mesmo nome. Há mais projetos em desenvolvimento em CGHs, PCHs e em uma UHE de 44 MW (Muçum I, em Santa Teresa, RS). Além disso, há projeto de mais uma UFV em Camanducaia, de 1 MW. Para iniciar os planos mais firmes em geração, a Focus captou 765 milhões de reais de uma oferta pública inicial de ações (IPO) na B3 em fevereiro, valor que será majoritariamente empregado nos investimentos solares.



Mais Notícias FOTOVOLT



Ceará e Rio Grande do Norte ganham novos complexos solares

Projetos do Novo PAC adicionam cerca de 300 MW à capacidade instalada nacional

10/10/2025


Wood Mack: preços aumentarão 9% no quarto trimestre

Análise da consultoria revela os fatores convergentes que elevam os custos de aquisição de equipamentos de solar e armazenamento

10/10/2025


Estado do Rio de janeiro terá sua primeira usina agrivoltaica

Projeto de R$ 15 milhões une geração solar e cultivo agrícola em Campos dos Goytacazes

10/10/2025