O fundo australiano de investimentos em energia renovável CEP Energy anunciou que construirá o maior sistema de baterias de armazenamento de energia do mundo, com até 1,2 GW de potência nominal. O projeto está previsto para ser instalado, a partir do início de 2022 e com término em 2023, na pequena cidade de Kurri Kurri, em New South Wales, na Austrália, localizada cerca de 150 km ao norte de Sydney.

O projeto faz parte de um plano do fundo de investimento de construir quatro usinas de armazenamento de bateria em diferentes locais da Austrália, totalizando 2 GW de potência instalada. Um contrato de arrendamento de trinta anos foi assinado para o projeto em Kurri Kurri com o grupo local de desenvolvimento imobiliário Hunter Investments Corporation.

Com sua capacidade, o sistema de armazenamento de energia de bateria (BESS, do inglês Battery Energy Storage System) da CEP Energy seria até quatro vezes maior em potência nominal do que o atualmente considerado maior do mundo, o Moss Landing Energy Storage Facility, de 300 MW/1200 MWh, em Monterrey, na Califórnia, nos Estados Unidos, inaugurado em dezembro de 2020.

O BESS em projeto apoia a mudança energética de longo prazo na região de Hunter Valley, um centro de mineração de carvão onde o projeto será instalado e no qual há predomínio de geração de energia a partir de carvão e gás natural, que será gradualmente substituída por fontes renováveis como solar e eólica, segundo roteiro estabelecido pelo governo de New South Wales. Na Austrália, outros grupos investem em grandes sistemas de armazenamento para fazer backup do vasto potencial de geração eólica e solar do país.



Mais Notícias FOTOVOLT



MP 1212 estende prazo para renováveis manterem subsídios

Expectativa do governo é viabilizar 34 GW em projetos. Medida provisória também antecipa recursos da Eletrobras para baixar tarifas.

11/04/2024


Brasil sobe para o sexto lugar em ranking de geração solar

Em capacidade adicionada, o levantamento da Irena aponta ainda que o País teve o quarto melhor desempenho global em 2023.

11/04/2024


SOFAR: Soluções Inovadoras para Energia Solar

A energia solar tem se destacado como uma das principais alternativas para a busca de um futuro mais sustentável e energeticamente eficiente.

11/04/2024