Mesmo depois de ter seu custo reduzido em 90% nas últimas duas décadas, a energia solar ainda tem mais espaço para melhorar sua competitividade entre todas as fontes e deve, nos próximos dez anos, registrar uma queda em seus preços na faixa de 15% a 25%. A conclusão é do último relatório da consultoria Wood Mackenzie, intitulado “Eclipse Total: Como os Custos Decrescentes Garantirão o Domínio da Energia Solar na Energia”.

Na avaliação da consultoria, com base em dados e tendências dos principais mercados, em 2030, a energia solar será a fonte mais barata em todos os Estados Unidos, no Canadá, na China e em mais 14 nações. Atualmente, segundo a Wood Mackenzie, a solar já é a de menor custo em 16 estados dos Estados Unidos, além de Espanha, Itália e Índia.

Para a Wood Mackenzie, a redução de custos vai ser impulsionada por avanços tecnológicos em curso. Em primeiro lugar, por conta do desenvolvimento de nova tecnologia de células solares, com painéis bifaciais, que permite que ambos os lados de um painel gerem energia, o que no final acrescenta até 15% a mais de geração.

Outro aperfeiçoamento tem a ver com módulos solares maiores, os quais permitem mais área da superfície de cada painel para gerar energia, levando a grandes ganhos na produção. Por fim, a consultoria chama a atenção para a evolução dos rastreadores, que possibilitam aos sistemas motorizados acompanhar mais precisamente o movimento do sol para aumentar a captura de energia.

A Wood Mackenzie ressalta ainda que a perspectiva de redução de custos levou em consideração as melhorias tecnológicas que já estão em fase de desenvolvimento comercial e não em avanços de próxima geração ou outras inovações, o que poderia aumentar ainda mais as perspectivas positivas.

Além disso, o relatório aponta que os custos operacionais também deverão cair na próxima década. Isso porque devem ser empregadas com mais frequência na fonte tecnologias já utilizadas pela indústria de energia eólica, como drones e imagens térmicas para inspeções, que devem tornar as operações mais eficientes, assim como o desenvolvimento de tecnologias como inteligência artificial.



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024