A empresa Q Cells, fabricante de sistemas para geração solar e armazenamento de energia sediada na Coreia do Sul, tornou-se a primeira empresa do mundo a ter um módulo fotovoltaico certificado pelo Quality Controlled PV da instituição alemã TÜV Rheinland, cujo processo de avaliação técnica é considerado rigoroso e também o único em toda a indústria que envolve testes independentes e aleatórios no local da produção do módulo, além de testes regulares de materiais.

Segundo comunicado da Q Cells, o procedimento de certificação Quality Controlled PV foi desenvolvido pela TÜV Rheinland para elevar o patamar de monitoramento, testes e reconhecimento da qualidade de módulos solares. De acordo com a Q Cells, o Quality Controlled PV se tornará o padrão de certificação oficial da empresa, começando com sua linha mais recente de módulos solares Q.PEAK DUO-G9.

A unidade da Q Cellls que passou pelos testes é de sua subsidiária alemã, a qual também é a sede de tecnologia e inovação do grupo, localizada em Thalheim. O processo de certificação envolve três etapas. A primeira é um teste de qualificação inicial, que avalia a confiabilidade de longo prazo do módulo aplicando ensaios com durações até três vezes maiores do que as dos testes padrão IEC e UL (incluindo 2.000 horas de teste de calor úmido, que é o dobro dos da IEC/UL, e 600 ciclos térmicos, três vezes os da IEC). Essa etapa inicial se estende ainda a análises de durabilidade adicionais, que cobrem os modos de falha não incluídos na certificação padrão IEC, como resistência de backsheets à intempérie e estabilidade a longo prazo das conexões soldadas. Outras verificações incluem estresse estendido por carga mecânica, PID (degradação induzida pelo potencial), LeTID (degradação induzida por luz e temperatura elevada) e resistência do backsheet à UV.

A segunda etapa é considerada o maior diferencial da certificação: técnicos da TÜV Rheinland vão até o local da fabricação para selecionar amostras para teste da produção em execução. Esta fase garante que os processos em massa do fabricante do módulo sejam testados contínua e exaustivamente, com amostragem aleatória em intervalos regulares conduzida pelo corpo técnico da instituição. 

A terceira fase é o monitoramento regular dos materiais e dos fornecedores utilizados pelos fabricantes.  Nessa etapa, os especialistas da TÜV Rheinland monitoram auditorias de fornecedores e a análise da “pegada” dos materiais usados ​​regularmente. O monitoramento contínuo desses materiais durante a produção em massa, mensal e regularmente, avalia se a estrutura e a composição dos materiais usados ​​permanecem de alta qualidade.

 



Mais Notícias FOTOVOLT



ArcelorMittal conclui implantação de solar em parque eólico na Bahia

Com capacidade de 200 MW e investimento de R$ 700 milhões, usina solar complementa eólica de 553,5 MW

26/03/2026


Evento em SP debate licenciamento ambiental de usinas solares flutuantes

Setor elétrico e órgãos ambientais vão discutir critérios, desafios e caminhos para a regulamentação do licenciamento dessas usinas

26/03/2026


Governo do Piauí firma acordo para solar concentrada com armazenamento térmico

Projeto da CGN Brasil com o Piauí Instituto de tecnologia vai estudar implantação de usina CSP piloto de 100 MW

26/03/2026