A Universidade Federal do Amapá (Unifap) iniciou dia 23 de novembro a implantação de uma miniusina solar de 554 kWp de potência no seu campus na capital do estado, Macapá. Com 1680 módulos instalados pela empresa Ownergy, o empreendimento vai ocupar uma área de 3260 metros quadrados, ao lado de uma pista de atletismo, e tem previsão de gerar anualmente 792,9 MWh, o que corresponde a 17% do consumo do campus.

Com previsão de entrar em operação em março de 2021, tendo sofrido atrasos em razão do apagão no Estado e também por causa da pandemia, a instalação será conectada à rede de média tensão da Companhia Eletricidade do Amapá (CEA), na modalidade de geração distribuída.

O projeto inicial contemplava duas etapas de implantação: uma no local da miniusina em instalação e outra nos telhados de prédios do campus. A segunda etapa, de maior potência (836 kWp), sofreu alteração e será instalada em área externa do Hospital Universitário da Unifap, com projeto da empresa Probiomas. Quando entrar em operação, elevará a autossuprimento elétrico do local para 40%. Ainda não há previsão de início das obras.

As miniusinas também terão papel educativo para os estudantes da universidade. Alunos de engenharia elétrica estão em processo de seleção para estagiarem na empresa R4 Solar, responsável pela operação da miniusina de 554 kWp.



Mais Notícias FOTOVOLT



HY Solar entra no Brasil com meta de 500 MW de módulos em 2024

Fabricante chinesa quer atuar com no máximo 12 distribuidoras; primeiro contrato de 200 MW já foi fechado.

28/03/2024


Trinity vende ativos de GD solar para a Brookfield

Acordo envolve compra de 110 MWp em projetos em vários estados e desenvolvimento conjunto entre as duas empresas.

28/03/2024


Cigre-Brasil realiza workshop sobre integração de eólicas e fotovoltaicas

Evento em Recife vai discutir desafios da integração das duas renováveis à rede.

28/03/2024