A EDP e a Prefeitura de Poá concluíram nesta semana projeto de eficiência energética em escolas municipais da cidade. As melhorias contemplaram a instalação de sistemas de geração de energia solar na EMEB Profa. Walkiria Jannoni Vieira e na EMEB Prof. Walter de Almeida Monteiro. Nesta última também foram substituídas as lâmpadas convencionais por tecnologia LED, mais eficiente e econômica. Com investimento superior a R$ 485 mil por parte da EDP, a iniciativa proporcionará economia estimada de 125,24 MWh de energia por ano (mais de 90% do consumo atual), o que representa redução de mais de R$ 100 mil na conta de energia das escolas.
A iniciativa nas escolas foi contemplada na Chamada Pública de Projetos - CPP 001/2025 do Programa de Eficiência Energética da EDP, que é regulado pela Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica. As ações aprovadas no edital envolvem o uso inteligente e responsável da energia, minimizando o desperdício e otimizando a utilização de recursos energéticos.
No ano passado, Poá também foi beneficiada com um projeto de eficiência energética no Pronto Atendimento Municipal Dr. Guido Guida. Entre 2020 e 2024, mais de R$ 3 milhões também foram investidos pela EDP no município, voltados à modernização do parque de iluminação pública municipal, permitindo a substituição de cerca de 2.000 luminárias comuns por aparelhos de LED, que são mais sustentáveis e contribuem para a melhor gestão da prefeitura.
Mais Notícias FOTOVOLT
Relatório da SolarPower Europe mostra que País adicionou 14,5 GWp em 2025, com queda de 23% ante o acréscimo do ano anterior
26/06/2026
Solicitações de usinas FV somam 9,3 GW. Projetos eólicos (0,3 GW) e de geração térmica (1,9 GW) também pediram anistia
26/06/2026
Publicação está relacionada à Portaria Normativa MME nº 136/2026, que estabeleceu as diretrizes dos leilões
26/06/2026