O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Cemig - Companhia Energética de Minas Gerais firmaram nesta terça-feira, 26, uma parceria que prevê a adesão do MPMG à Cemig SIM, empresa que atua na geração distribuída e mobilidade elétrica. A adesão busca ampliar o acesso do MP à energia solar fotovoltaica compartilhada. A assinatura do acordo de parceria foi realizada em cerimônia na sede do MPMG (foto), em Belo Horizonte.

O MPMG calcula que fará uma economia anual de aproximadamente R$ 1,2 milhão. Por meio da adesão à Cemig SIM, o MPMG terá acesso à energia solar por assinatura, permitindo a redução no valor da tarifa de energia elétrica não só para os imóveis pertencentes ao MP.

Segundo a Cemig SIM, a parceria também amplia o acesso à energia limpa ao possibilitar que servidores do MPMG possam aderir à energia solar por assinatura com a empresa.

Além da redução de custos operacionais, a iniciativa traz maior previsibilidade orçamentária e eficiência no uso de recursos públicos, diz a empresa. “O MPMG se soma à nossa base de mais de 300 clientes públicos, que juntos, geram uma economia superior a R$ 124 milhões por ano e evitam a emissão de mais de 28 mil toneladas de CO²”, afirma a Cemig SIM em comunicado.



Mais Notícias FOTOVOLT



EDP inicia operações de complexo de baterias no Chile

Empreendimento recebeu investimento de US$ 44 milhões e possui capacidade instalada de 240 MWh

19/06/2026


Financiamento para renováveis cresce 10,6% em 2025

Mas curtailment sem ressarcimento e modulação travam novos projetos solares, diz estudo da consultoria Cela

19/06/2026


Powersafe reforça parceria com Huawei para armazenamento de energia no Brasil

Ampliação de acordo traz nova geração de sistemas de baterias ao País, com os quais a empresa prevê 35 MWh em projetos neste ano

19/06/2026