O grupo automobilístico Caoa, dono de rede de concessionárias e responsável pela produção de carros das marcas Hyundai e Chery no Brasil, instalou uma fachada solar em vidro no edifício do seu centro de pesquisas e eficiência energética em Anápolis, Goiás. A obra foi executada pela SolarVolt, de Nova Lima (MG), e utilizou a tecnologia de filmes fotovoltaicos orgânicos (OPV) da Sunew, de Belo Horizonte (MG).

A fachada do prédio passou a contar com uma área de cerca de 850 metros quadrados com os filmes fotovoltaicos orgânicos encapsulados em vidro. Segundo a Sunew, trata-se da maior fachada de vidro com OPV do mundo e a segunda maior instalação de OPV (a primeira seria a da Natura, em Cajamar, onde 1800 m2 de filme de OPV foram instalados em 1580 painéis no telhado de edifício).

A eficiência do OPV tem relação direta com o aumento da temperatura externa, o que o torna ideal para áreas expostas à forte radiação solar, independente do posicionamento em direção ao sol. Embora os envolvidos no projeto não revelem o quanto será gerado com a fachada, a energia mensal deve ser suficiente para abastecer todas as estações de trabalho do prédio.



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024