O grupo automobilístico Caoa, dono de rede de concessionárias e responsável pela produção de carros das marcas Hyundai e Chery no Brasil, instalou uma fachada solar em vidro no edifício do seu centro de pesquisas e eficiência energética em Anápolis, Goiás. A obra foi executada pela SolarVolt, de Nova Lima (MG), e utilizou a tecnologia de filmes fotovoltaicos orgânicos (OPV) da Sunew, de Belo Horizonte (MG).

A fachada do prédio passou a contar com uma área de cerca de 850 metros quadrados com os filmes fotovoltaicos orgânicos encapsulados em vidro. Segundo a Sunew, trata-se da maior fachada de vidro com OPV do mundo e a segunda maior instalação de OPV (a primeira seria a da Natura, em Cajamar, onde 1800 m2 de filme de OPV foram instalados em 1580 painéis no telhado de edifício).

A eficiência do OPV tem relação direta com o aumento da temperatura externa, o que o torna ideal para áreas expostas à forte radiação solar, independente do posicionamento em direção ao sol. Embora os envolvidos no projeto não revelem o quanto será gerado com a fachada, a energia mensal deve ser suficiente para abastecer todas as estações de trabalho do prédio.



Mais Notícias FOTOVOLT



Congresso aprova em dois dias o marco legal da geração distribuída

Nova lei, que pode ser sancionada pelo presidente da República antes do final do ano, deve impulsionar o crescimento do mercado de GD fotovoltaica no primeiro ano.

17/12/2021


Usina solar financiada com moeda digital começa as ser construída

Lançado em 15 de dezembro, projeto é o primeiro de uma série de usinas de 1 MW viabilizadas por meio de taxas de transação de moeda digital.

17/12/2021


AES lança robô pioneiro para acelerar construção de usinas solares

Empresa apresenta nos EUA o Atlas, que incorpora inteligência artificial e realiza instalação automática de módulos solares, agilizando programas de construção.

17/12/2021