O grupo automobilístico Caoa, dono de rede de concessionárias e responsável pela produção de carros das marcas Hyundai e Chery no Brasil, instalou uma fachada solar em vidro no edifício do seu centro de pesquisas e eficiência energética em Anápolis, Goiás. A obra foi executada pela SolarVolt, de Nova Lima (MG), e utilizou a tecnologia de filmes fotovoltaicos orgânicos (OPV) da Sunew, de Belo Horizonte (MG).

A fachada do prédio passou a contar com uma área de cerca de 850 metros quadrados com os filmes fotovoltaicos orgânicos encapsulados em vidro. Segundo a Sunew, trata-se da maior fachada de vidro com OPV do mundo e a segunda maior instalação de OPV (a primeira seria a da Natura, em Cajamar, onde 1800 m2 de filme de OPV foram instalados em 1580 painéis no telhado de edifício).

A eficiência do OPV tem relação direta com o aumento da temperatura externa, o que o torna ideal para áreas expostas à forte radiação solar, independente do posicionamento em direção ao sol. Embora os envolvidos no projeto não revelem o quanto será gerado com a fachada, a energia mensal deve ser suficiente para abastecer todas as estações de trabalho do prédio.



Mais Notícias FOTOVOLT



Furnas contrata energia solar no mercado livre

Empresa fez seu primeiro leilão para compra de energia incentivada e 15 projetos vencedores foram de solar FV.

19/11/2020


Alsol inaugura mais duas miniusinas solares em Minas Gerais

O investimento total, que inclui mais quatro usinas implantadas neste ano, foi de R$ 100 milhões e agrega 26 MWp de potência instalada.

19/11/2020


Reino Unido financia projeto para desenvolver usina solar espacial

A pesquisa tem a meta de até 2050 criar plano de engenharia para instalar em satélites usinas para transmitir à Terra a energia por transmissão sem fio.

19/11/2020