O grupo automobilístico Caoa, dono de rede de concessionárias e responsável pela produção de carros das marcas Hyundai e Chery no Brasil, instalou uma fachada solar em vidro no edifício do seu centro de pesquisas e eficiência energética em Anápolis, Goiás. A obra foi executada pela SolarVolt, de Nova Lima (MG), e utilizou a tecnologia de filmes fotovoltaicos orgânicos (OPV) da Sunew, de Belo Horizonte (MG).

A fachada do prédio passou a contar com uma área de cerca de 850 metros quadrados com os filmes fotovoltaicos orgânicos encapsulados em vidro. Segundo a Sunew, trata-se da maior fachada de vidro com OPV do mundo e a segunda maior instalação de OPV (a primeira seria a da Natura, em Cajamar, onde 1800 m2 de filme de OPV foram instalados em 1580 painéis no telhado de edifício).

A eficiência do OPV tem relação direta com o aumento da temperatura externa, o que o torna ideal para áreas expostas à forte radiação solar, independente do posicionamento em direção ao sol. Embora os envolvidos no projeto não revelem o quanto será gerado com a fachada, a energia mensal deve ser suficiente para abastecer todas as estações de trabalho do prédio.



Mais Notícias FOTOVOLT



Growatt e Texas Instruments montam laboratório de energias sustentáveis

Empresas vão usar a parceria para desenvolver inversores e soluções de armazenamento avançados e inteligentes

16/09/2021


Produção de módulos FV precisa crescer para atender meta do clima

Alerta é de estudo da consultoria Rystad Energy, que estabelece necessidade de capacidade atingir entre 1200 GW e 1400 GW até 2035.

16/09/2021


Sowitec anuncia projeto de híbrida solar-eólica em Minas Gerais

Investimento de R$ 5,2 bilhões inclui ainda mais duas UFVs de grande porte. Os três projetos chegarão a 1,4 GW de eólicas e 780 MWp de solar.

16/09/2021