O grupo automobilístico Caoa, dono de rede de concessionárias e responsável pela produção de carros das marcas Hyundai e Chery no Brasil, instalou uma fachada solar em vidro no edifício do seu centro de pesquisas e eficiência energética em Anápolis, Goiás. A obra foi executada pela SolarVolt, de Nova Lima (MG), e utilizou a tecnologia de filmes fotovoltaicos orgânicos (OPV) da Sunew, de Belo Horizonte (MG).

A fachada do prédio passou a contar com uma área de cerca de 850 metros quadrados com os filmes fotovoltaicos orgânicos encapsulados em vidro. Segundo a Sunew, trata-se da maior fachada de vidro com OPV do mundo e a segunda maior instalação de OPV (a primeira seria a da Natura, em Cajamar, onde 1800 m2 de filme de OPV foram instalados em 1580 painéis no telhado de edifício).

A eficiência do OPV tem relação direta com o aumento da temperatura externa, o que o torna ideal para áreas expostas à forte radiação solar, independente do posicionamento em direção ao sol. Embora os envolvidos no projeto não revelem o quanto será gerado com a fachada, a energia mensal deve ser suficiente para abastecer todas as estações de trabalho do prédio.



Mais Notícias FOTOVOLT



Eletrotec EM-Power terá minicursos de instalações BT/MT e solares

Usinas fotovoltaicas, aterramento e carregadores de veículos elétricos são alguns dos temas. Evento em São Paulo terá também conferência sobre evolução normativa na área elétrica.

30/06/2022


Solares e eólicas vão acrescentar 5,9 GW até 2026

Serão 241 novas usinas, sendo 192 parques eólicos e 49 UFVs, todas elas contratadas nos últimos leilões de energia nova.

30/06/2022


Voltalia vai erguer cluster solar fotovoltaico em Minas Gerais

Com 1,5 GW, na região de Arinos, cluster atenderá projetos próprios da Voltalia e empreendimentos negociados com outros geradores.

30/06/2022