O grupo automobilístico Caoa, dono de rede de concessionárias e responsável pela produção de carros das marcas Hyundai e Chery no Brasil, instalou uma fachada solar em vidro no edifício do seu centro de pesquisas e eficiência energética em Anápolis, Goiás. A obra foi executada pela SolarVolt, de Nova Lima (MG), e utilizou a tecnologia de filmes fotovoltaicos orgânicos (OPV) da Sunew, de Belo Horizonte (MG).

A fachada do prédio passou a contar com uma área de cerca de 850 metros quadrados com os filmes fotovoltaicos orgânicos encapsulados em vidro. Segundo a Sunew, trata-se da maior fachada de vidro com OPV do mundo e a segunda maior instalação de OPV (a primeira seria a da Natura, em Cajamar, onde 1800 m2 de filme de OPV foram instalados em 1580 painéis no telhado de edifício).

A eficiência do OPV tem relação direta com o aumento da temperatura externa, o que o torna ideal para áreas expostas à forte radiação solar, independente do posicionamento em direção ao sol. Embora os envolvidos no projeto não revelem o quanto será gerado com a fachada, a energia mensal deve ser suficiente para abastecer todas as estações de trabalho do prédio.



Mais Notícias FOTOVOLT



Preços de baterias de íon-lítio têm queda recorde

Depois de aumentos registrados em 2022, estudo da BNEF aponta retração de 14% neste ano.

01/12/2023


Câmara aprova marco legal do hidrogênio de baixa emissão de carbono

O PL 2308, que segue para o Senado, regulamentou definições, incentivos tributários e sistema de certificação.

01/12/2023


Triplicar renováveis até 2030 é difícil, mas possível, aponta BNEF

Para atender meta da COP28, relatório destaca necessidade de mais incentivos a fontes, sobretudo para recuperar a eólica, e investimentos em rede e armazenamento.

01/12/2023