A Petrobras solicitou autorização da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica para instalar uma usina solar fotovoltaica (UFV) em regime de autoprodução no Complexo de Energias Boaventura, em Itaboraí, Rio de Janeiro, informou a BNamericas. A usina terá capacidade de 13,5 MW, ligeiramente superior à UFV da Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Minas Gerais, que tem 13,3 MW, e foi a primeira instalada em uma refinaria da Petrobras.

De acordo com o portal de licitações públicas da estatal, Petronect, a empresa Lotus ICT Empreendimentos foi a vencedora da licitação para a construção da usina fotovoltaica em Boaventura. A Petrobras planeja instalar 55,5 MW de capacidade de energia solar fotovoltaica em suas unidades de refino ― usinas FV também estão planejadas para a refinaria Paulínia (Replan), em São Paulo, e para a refinaria Abreu e Lima (Rnest), em Pernambuco.

A instalação de usinas fotovoltaicas integradas aos sistemas de geração de energia das refinarias pode melhorar a integração e a confiabilidade operacional, reduzindo potencialmente o consumo de gás e as emissões de gases de efeito estufa (GEE), afirma a Petrobras. A empresa possui atualmente uma usina solar piloto em Alto do Rodrigues (UFV-AR), próxima à Usina Termoelétrica do Vale do Açu (UTE-VLA), no Rio Grande do Norte, com capacidade instalada de 1,1 MW.

A usina iniciou suas operações em 2014, permitindo testes com três tecnologias de conversão fotovoltaica, duas alternativas de montagem e sua integração com um sistema de armazenamento de energia. Em uma possível nova fase, a UFV-AR poderia abrigar o projeto de pesquisa em hidrogênio verde da Petrobras.

Em abril de 2024, sua subsidiária Transpetro inaugurou, no terminal de Guarulhos, em São Paulo, uma usina solar fotovoltaica de 2 MW. O plano de negócios da Petrobras prevê investimentos de US$ 2,6 bilhões em energia eólica e solar entre 2026 e 2030, priorizando parcerias como a joint venture com a Lightsource bp.



Mais Notícias FOTOVOLT



LRCAP Armazenamento 2026 tem recorde de projetos cadastrados

Mais de 6 mil projetos somam quase 297 GW de potência, volume sem precedentes em leilões do setor

07/08/2026


Novas células de silício baixam custo da energia solar do espaço

Fraunhofer ISE e Source Energy obtêm módulos eficientes e muito mais baratos do que os feitos com materiais III-V

07/08/2026


Escolas premiadas em concurso terão sistemas de geração solar

Reconhecidas em edital do Unicef em parceria com a Neoenergia, instituições terão economia de até 90% nas fatura de energia

07/08/2026