A rede de farmácias Panvel inaugurou dia 5 de novembro uma miniusina solar fotovoltaica de 1,2 MWp em Montenegro, no Rio Grande do Sul. Batizada como Arno II, com capacidade para gerar 1,68 GWh/ano, a instalação conta com 3528 módulos fornecidos pela WEG e é fruto de parceria da Panvel com o grupo SKA, responsável pela captação de recursos para o projeto, e com a ERB - Energia Regenerativa Brasil, designada para o comando executivo da implantação e pela operação e manutenção do empreendimento.

A nova usina faz parte de um projeto da Panvel, grupo com 465 filiais na região Sul do País e em São Paulo, de compensar via geração distribuída 70% do consumo de suas lojas de rua instaladas nos três estados do Sul até o fim de 2021 e, mais adiante, de atingir 100% da sua demanda com os créditos gerados por usinas solares próprias.

Para chegar à sua primeira meta, a partir do ano passado o grupo começou a instalar nove usinas que ao todo terão potência instalada de 10,35 MWp e capacidade para gerar 14,33 GWh por ano. A primeira, de menor porte, foi instalada em 2019 em Vacaria, no Rio Grande do Sul, ainda sem a parceria com os grupos ERB e SKA. Tem 110 kWp e capacidade de gerar 140 MWh por ano.

Firmada a parceria com os sócios no projeto de GD, a primeira fase dos investimentos, de R$ 20 milhões, contempla a Arno II e outras três usinas. Uma delas, de 1,14 MWp e capacidade para gerar 1,59 GWh/ano, já está em funcionamento desde 19 de outubro em Mondaí (SC). Ainda neste mês de novembro entra em operação a segunda, com 1,4 MWp e capacidade para 2 GWh/ano, em Santo Antônio do Sudoeste (PR). E em dezembro começa a operar a última dessa fase, em Rosário do Sul (RS), com 1,3 MWp de potência instalada e capacidade para gerar 1,8 GWh/ano. As quatro usinas terão no total 14,6 mil módulos instalados.

Segundo a Panvel, as outras quatro usinas do total de nove previstas nesta fase devem entrar em operação em 2021, mas as cidades escolhidas, os investimentos e detalhes sobre capacidade e potência instalada ainda estão em definição.



Mais Notícias FOTOVOLT



HY Solar entra no Brasil com meta de 500 MW de módulos em 2024

Fabricante chinesa quer atuar com no máximo 12 distribuidoras; primeiro contrato de 200 MW já foi fechado.

28/03/2024


Trinity vende ativos de GD solar para a Brookfield

Acordo envolve compra de 110 MWp em projetos em vários estados e desenvolvimento conjunto entre as duas empresas.

28/03/2024


Cigre-Brasil realiza workshop sobre integração de eólicas e fotovoltaicas

Evento em Recife vai discutir desafios da integração das duas renováveis à rede.

28/03/2024