Obras de infraestrutura para a instalação de sistemas de geração solar em escolas públicas avançam em diversas regiões do Paraná, informou em nota a Copel. A ação integra o Programa de Eficiência Energética (PEE) da empresa ― regulado pela Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica ―, e vai beneficiar 200 instituições municipais e estaduais de ensino com investimento total previsto de R$ 23 milhões. Será realizada também, além da instalação de energia solar, a substituição de equipamentos antigos.
Em 155 instituições serão instalados sistemas de geração solar e substituídos equipamentos elétricos. Já 45 escolas serão contempladas apenas com a troca de equipamentos, em razão de limitações estruturais. Está prevista a instalação de 6.467 módulos fotovoltaicos e a substituição de 246 geladeiras, 196 aparelhos de ar condicionado e 10.540 lâmpadas.
Nesta primeira fase, o sistema fotovoltaico está sendo implantado em oito escolas da Região Noroeste do Paraná, nos municípios de Perobal, Esperança Nova, Alto Piquiri, São Jorge do Patrocínio, Cafezal do Sul e Brasilândia do Sul. Segundo a diretora Neuzeli Duenha Bogas Simões, do Centro Municipal de Educação Infantil Pequeno Príncipe, em Esperança Nova, a iniciativa da Copel traz ganhos financeiros e pedagógicos, além do impacto ambiental positivo, com o uso de uma fonte de energia limpa e renovável. “Os estudantes aprendem, na prática, sobre a importância de cuidar do meio ambiente e de utilizar os recursos naturais de forma consciente. Vai além do benefício econômico: é um compromisso com o futuro, com a educação ambiental e com a formação de cidadãos mais conscientes”, afirma.
Já Edleusa de Souza Silva Cichocki, diretora da Escola Municipal João Batista de Melo, em São Jorge do Patrocínio, diz que a redução dos custos com energia elétrica possibilita a ampliação de investimentos em melhorias na estrutura e nas práticas pedagógicas, impactando diretamente a qualidade do ensino. “É uma ação que fortalece a escola como espaço de educação, inovação e responsabilidade social”, diz ela.
A chamada pública do Programa de Eficiência Energética da Copel destinada a escolas paranaenses selecionou 100 instituições da rede estadual de ensino e outras 100 da rede municipal, com base em critérios como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas. Também foram considerados o consumo de energia nas unidades e a proporção entre população total e alunos atendidos no município.
A previsão é de que todas as obras de melhoria sejam concluídas até 2027.
Mais Notícias FOTOVOLT
Com capacidade de 200 MW e investimento de R$ 700 milhões, usina solar complementa eólica de 553,5 MW
26/03/2026
Setor elétrico e órgãos ambientais vão discutir critérios, desafios e caminhos para a regulamentação do licenciamento dessas usinas
26/03/2026
Projeto da CGN Brasil com o Piauí Instituto de tecnologia vai estudar implantação de usina CSP piloto de 100 MW
26/03/2026