A coordenação do XI CBENS informou que está aberta desde o dia 4 de fevereiro a temporada para submissões de trabalhos para o congresso, que acontecerá em Niterói, RJ, de 26 a 30 de outubro próximo. O CBENS é o maior evento científico e tecnológico do Brasil dedicado às tecnologias de conversão da energia solar, incluindo também outras fontes renováveis.

Realizado bienalmente pela Abens - Associação Brasileira de Energia Solar, o CBENS é um espaço de troca entre universidades, centros de pesquisa, empresas, formuladores de políticas públicas e profissionais do setor energético, promovendo debates, parcerias e avanços para a transição energética no Brasil. A edição de 2026 será organizada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Segundo a coordenação, a cada edição o CBENS  atrai um número maior de participantes, chegando a 600 nas últimas edições totalmente presenciais, realizada em Gramado-RS, em 2018, e em Florianópolis-SC, em 2022.  A coordenação geral do XI CBENS é do Professor Gilberto Figueiredo Pinto Filho, da UFF, e a comissão de organização conta com Annelys Machado Schetinger, da UFRJ, Daniel Henrique Nogueira Dias, da UFF, e Heliana Maria Ceballos Aguilar, da UFRRJ.

As linhas temáticas principais são: 1-Radiação solar; 2-Conversão térmica da energia solar; 3-Conversão fotovoltaica; 4-Arquitetura e energia solar; 5-Outras fontes renováveis de energia e aplicações; 6-Mercado, economia, política e aspectos sociais; e 7-Conversão, armazenamento e controle de energia em sistemas renováveis

O prazo para submissões termina em 1º de abril. Mais informação está disponível no site do evento: https://www.abens.org.br/eventos/7/xi-congresso-brasileiro-de-energia-solar .



Mais Notícias FOTOVOLT



LRCAP com teto baixo reforça espaço para baterias

Leilão de térmicas em março tende a impulsionar certame de armazenamento, analisa CELA

13/02/2026


BNDES financia fábrica de baterias da WEG em SC

Projeto de R$ 280 milhões amplia produção nacional de BESS

13/02/2026


EPE mapeia ensino e pesquisa em hidrogênio no Brasil

Levantamento reúne 97 instituições e 153 iniciativas no país

13/02/2026