A CPFL Energia está com inscrições abertas para a Chamada Pública de Projetos (CPP) Multitemas, voltada a iniciativas que respondam a desafios tecnológicos do setor elétrico. O edital prevê o recebimento de propostas para o tema Novas Tecnologias e Aplicações de Armazenamento de Energia. O prazo vai até 8 de fevereiro.

Podem participar instituições públicas ou privadas, de forma individual ou em consórcio, incluindo startups, universidades, centros de pesquisa, empresas de base tecnológica, fabricantes de materiais e equipamentos e consultorias. Conforme as diretrizes do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Aneel, a chamada prioriza projetos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Consórcios com instituições de outras regiões do País são permitidos, desde que ao menos 50% dos recursos destinados às parceiras do projeto sejam direcionados a instituições sediadas nas três regiões prioritárias.

Além do tema de armazenamento de energia, a CPP Multitemas segue com inscrições abertas até 27 de fevereiro para propostas voltadas à revisão da metodologia de vidas úteis dos ativos do setor elétrico, otimização e resposta inteligente na operação do sistema de transmissão e aplicações e gestão de dados de smart meters.

Para todos os temas, a CPFL Energia realizará workshops de esclarecimento e orientação aos proponentes, de acordo com cronograma disponível no edital. O documento detalha requisitos, etapas e critérios de seleção e pode receber atualizações ao longo do processo.

Segundo a empresa, a chamada integra a estratégia de inovação aberta do grupo, conectando demandas operacionais a soluções desenvolvidas por instituições de pesquisa e empresas de tecnologia. As inscrições e o edital estão disponíveis no site da CPFL Energia.

Inscrições, edital e outros documentos estão disponíveis em https://www.grupocpfl.com.br/inovacao/chamada-publica-projetos-de-inovacao



Mais Notícias FOTOVOLT



LRCAP com teto baixo reforça espaço para baterias

Leilão de térmicas em março tende a impulsionar certame de armazenamento, analisa CELA

13/02/2026


BNDES financia fábrica de baterias da WEG em SC

Projeto de R$ 280 milhões amplia produção nacional de BESS

13/02/2026


EPE mapeia ensino e pesquisa em hidrogênio no Brasil

Levantamento reúne 97 instituições e 153 iniciativas no país

13/02/2026