A geradora CGN Brasil Energia e a fabricante chinesa de aerogeradores Goldwind assinaram um contrato de cooperação para a implantação de um projeto piloto de armazenamento de energia em baterias (BESS) no Complexo Eólico Tanque Novo, na Bahia. O sistema terá potência de 745 kW e capacidade de 1,49 MWh.

Instalado em uma das turbinas do parque eólico, o BESS tem como principal objetivo reduzir as perdas de geração causadas por restrições na rede elétrica, conhecidas como curtailment. Segundo comunicado, a solução permitirá armazenar a energia excedente em momentos de limitação de escoamento e liberá-la posteriormente, dentro dos limites contratuais, aumentando a eficiência no aproveitamento da energia gerada.

O projeto faz parte da estratégia das duas empresas de testar, em ambiente real de operação, soluções tecnológicas que ampliem a flexibilidade e a estabilidade do sistema elétrico brasileiro, contribuindo para uma integração mais inteligente das fontes eólicas ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

“O armazenamento é um dos pilares da transição energética e uma ferramenta essencial para o aproveitamento integral do potencial renovável do Brasil”, disse a gerente de desenvolvimento de negócios da CGN, Isabela Barata. Ela afirma que o projeto demonstra o compromisso da companhia com a inovação e o desenvolvimento sustentável do setor elétrico.

Já Liang Xuan, general manager da Goldwind Brazil, a parceria é uma oportunidade de unir tecnologia e experiência operacional em um projeto pioneiro. “O sistema de baterias foi desenvolvido para oferecer confiabilidade, segurança e flexibilidade, contribuindo diretamente para a redução do curtailment e a maximização da entrega de energia limpa”, destacou.



Mais Notícias FOTOVOLT



Sol Agora capta R$ 600 milhões para mais 30 mil instalações solares

Recursos vão financiar acesso à energia limpa para famílias e pequenas empresas, incluindo projetos híbridos com bateria

15/05/2026


Evento aborda oportunidades do armazenamento de energia para integradores

Com participação da Aneel, workshop vai apresentar perspectivas de mercado e de crescimento do segmento no País

15/05/2026


Greener: 25% dos integradores já são consultores de energia

Levantamento da empresa mostra que a venda de sistemas dá lugar à integração de geração, armazenamento e mobilidade elétrica

15/05/2026