A Axial Brasil, especializada em projetos e na fabricação de trackers solares, anunciou ontem (23) o início da fase de montagem de equipamentos na Usina Fotovoltaica de Peritoró, no Maranhão. Segundo a empresa, o empreendimento de geração distribuída, com capacidade de mais de 7 MWp, é resultado de uma parceria estratégica firmada com a Minuano Participações (empresa com expertise de execução de mais de 100 MWp) durante a Intersolar South America 2025, realizada em agosto em São Paulo.

No total, a Axial Brasil fornecerá à Minuano equipamentos para, ao menos, seis usinas, distribuídas no Maranhão, Piauí e na Bahia, totalizando mais de 30 MWp. A instalação em Peritoró utilizará o modelo Axial TrackerTwin, projetado para oferecer alta performance e durabilidade, mesmo em condições climáticas desafiadoras, afirma a fornecedora. Segundo a empresa, os equipamentos proporcionam “aumento significativo na produção de eletricidade em comparação com estruturas fixas, que pode chegar a 30%”.

De acordo com comunicado, as parcerias recentes da Axial fazem parte de um movimento de expansão da empresa no País, rumo à entrada no mercado de geração centralizada (GC). Durante a própria Intersolar South America, o CEO global da espanhola Axial Structural Solutions, José Luis Fayos, comentou sobre esse objetivo da companhia no Brasil. “Alguns dos nossos melhores clientes do mundo estão aqui e, de certa maneira, isso também nos impulsiona a entrar neste mercado (GC), ao qual já estamos acostumados no resto do mundo. Estamos confiantes de que ainda este ano vamos fechar projetos em GC para seguir contribuindo com o mercado de energia limpa no Brasil”, enfatizou Fayos. A Axial já vem participando de concorrências de projetos de geração centralizada.



Mais Notícias FOTOVOLT



Fortaleza sediará congresso mundial de energia solar

Evento da ISES e da Abens reunirá especialistas em tecnologias e políticas de energias renováveis

31/10/2025


Aneel lança sandbox para levar energia a comunidades isoladas

Iniciativa visa testes regulatórios para ampliar acesso em áreas remotas da Amazônia Legal

31/10/2025


ONS lança página sobre curtailment com painel interativo

Nova seção no site reúne dados, relatórios e painel dinâmico com informações atualizadas sobre restrições de geração.

31/10/2025