A Trinity Energy iniciou o pré-comissionamento de sistemas off-grid que combinam geração fotovoltaica, armazenamento em bateria e infraestrutura de recarga nos centros de distribuição da Costco, rede varejista norte-americana, em Mira Loma e Ontário, na Califórnia. Os projetos foram concebidos para dar autonomia energética às operações e sustentar a eletrificação da frota interna de caminhões de pátio — ao todo, 20 veículos — sem depender da rede pública, segundo comunicado da empresa. 

A Costco é uma das maiores varejistas de atacarejo do mundo, com centenas de armazéns em 14 países. Seus centros californianos funcionam como polos logísticos para a costa oeste dos EUA. As microrredes integram geração solar, baterias, inversores e sistemas de distribuição de energia, formando um ecossistema modular desenhado para cargas veiculares e cargas críticas das unidades. 

A Trinity não divulgou, até o momento, os dados técnicos consolidados (kWp/kWh) específicos dessas duas instalações. Porém, materiais públicos ligados ao programa da empresa com a Costco ajudam a dimensionar a ordem de grandeza: no armazém de Norwalk (Connecticut), uma microrrede similar é capaz de entregar até 2 MWh por dia para operação off-grid de um centro de pneus; já no piloto anterior em Mira Loma, um arranjo de 75,6 kWcc com 492 kWh de armazenamento alimentava quatro carregadores rápidos de 22 kW para a frota de pátio. 

Outra referência é o projeto de 2024 no mesmo centro de Mira Loma, que reportou produção anual em torno de 100 MWh, valor associado à geração, não ao tamanho do banco de baterias, que era suficiente, à época, para cerca de 11.750 horas de recarga de caminhões de pátio. 

O contexto regulatório e de mercado nos EUA tem pressionado grandes operadores a buscar autossuficiência. Análises recentes destacam gargalos da rede e atrasos em conexão para novas cargas, o que afeta especialmente operações intensivas em energia, como centros logísticos e frotas elétricas. Daí a opção da Costco por estruturas de recarga fora da rede em suas bases mais movimentadas. 

Nos sites californianos, a prioridade é sustentar a operação diária dos 20 caminhões de pátio elétricos, reduzindo emissões locais e ruído e liberando margem de capacidade da rede para outras cargas. Os sistemas off-grid também funcionam como “ilha” durante contingências, mantendo as docas operacionais durante quedas de energia.



Mais Notícias FOTOVOLT



LRCAP com teto baixo reforça espaço para baterias

Leilão de térmicas em março tende a impulsionar certame de armazenamento, analisa CELA

13/02/2026


BNDES financia fábrica de baterias da WEG em SC

Projeto de R$ 280 milhões amplia produção nacional de BESS

13/02/2026


EPE mapeia ensino e pesquisa em hidrogênio no Brasil

Levantamento reúne 97 instituições e 153 iniciativas no país

13/02/2026