A Casa dos Ventos realizou, em Paranaíba, no Mato Grosso do Sul, um curso gratuito de noções de montagem de placas fotovoltaicas entre 25 de agosto e 7 de outubro, formando 40 mulheres. O curso foi oferecido em parceria com o Senai/MS, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e o Consórcio Seriemas, com foco em ampliar a participação feminina na construção e operação de usinas solares ligadas ao projeto em implantação no município.

A formação somou 120 horas, sendo 80 horas de aulas teóricas e 40 horas práticas. O conteúdo abrangeu noções de eletrônica e eletrotécnica, fundamentos de montagem de módulos, normas de segurança do trabalho e regulamentações do setor elétrico.

As aulas iniciais ocorreram em salas da UFMS, enquanto a etapa prática foi realizada diretamente nas obras de uma usina solar da Casa dos Ventos em preparação na cidade.

Todas as participantes receberam certificação do Senai, válida em todo o território nacional, habilitando-as a participar de processos seletivos no setor de energia solar.

Segundo os organizadores, há possibilidade de aproveitamento de parte das formandas em futuras etapas de operação e manutenção da usina em Paranaíba. O Consórcio Seriemas, responsável pela fase de montagem, também avalia a contratação dessa mão de obra.



Mais Notícias FOTOVOLT



LRCAP com teto baixo reforça espaço para baterias

Leilão de térmicas em março tende a impulsionar certame de armazenamento, analisa CELA

13/02/2026


BNDES financia fábrica de baterias da WEG em SC

Projeto de R$ 280 milhões amplia produção nacional de BESS

13/02/2026


EPE mapeia ensino e pesquisa em hidrogênio no Brasil

Levantamento reúne 97 instituições e 153 iniciativas no país

13/02/2026