A Casa dos Ventos realizou, em Paranaíba, no Mato Grosso do Sul, um curso gratuito de noções de montagem de placas fotovoltaicas entre 25 de agosto e 7 de outubro, formando 40 mulheres. O curso foi oferecido em parceria com o Senai/MS, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e o Consórcio Seriemas, com foco em ampliar a participação feminina na construção e operação de usinas solares ligadas ao projeto em implantação no município.
A formação somou 120 horas, sendo 80 horas de aulas teóricas e 40 horas práticas. O conteúdo abrangeu noções de eletrônica e eletrotécnica, fundamentos de montagem de módulos, normas de segurança do trabalho e regulamentações do setor elétrico.
As aulas iniciais ocorreram em salas da UFMS, enquanto a etapa prática foi realizada diretamente nas obras de uma usina solar da Casa dos Ventos em preparação na cidade.
Todas as participantes receberam certificação do Senai, válida em todo o território nacional, habilitando-as a participar de processos seletivos no setor de energia solar.
Segundo os organizadores, há possibilidade de aproveitamento de parte das formandas em futuras etapas de operação e manutenção da usina em Paranaíba. O Consórcio Seriemas, responsável pela fase de montagem, também avalia a contratação dessa mão de obra.
Mais Notícias FOTOVOLT
Nova PNAST cria Temporadas de Acesso e extingue análise por fila na Rede Básica.
12/12/2025
Contribuições vão orientar novos critérios de conexão de carregadores à rede
12/12/2025
Acordo cobre 120 unidades e prevê 2,1 GWh anuais em energia renovável
11/12/2025