O projeto BeeVolt, de manejo sustentável de abelhas associado à geração solar, completa um ano de atividades neste mês em Roseira (SP). A iniciativa agrivoltaica — que combina agricultura e energia fotovoltaica no mesmo terreno — é realizada pela EDP em parceria com a startup Bee2Be e a ONG Orientavida.
O meliponário está instalado na usina solar fotovoltaica de 75 kW de potência da EDP e compõe uma iniciativa social que concede créditos de energia a cerca de 154 famílias da Favela dos Sonhos, em Ferraz de Vasconcelos (SP). Entre março de 2024 e agosto de 2025, a economia acumulada superou R$ 110 mil. O investimento informado para a implantação foi superior a R$ 500 mil, em parceria com a Gerando Falcões.
A iniciativa começou com 20 enxames, com cerca de 600 abelhas por caixa, e hoje reúne 48 colmeias, com meta de alcançar 100 até abril de 2026. Além de benefícios ecológicos, o projeto prevê ações de educação ambiental, capacitação em meliponicultura e geração de renda.
As atividades concentram-se na criação da abelha nativa Mandaçaia (Melipona quadrifasciata anthidioides), espécie sem ferrão e ameaçada de extinção. Como principais agentes polinizadores — processo que assegura a formação de frutos e sementes —, as abelhas contribuem para a reprodução de cerca de 80% das plantas. A estimativa é de que aproximadamente 630 hectares tenham sido polinizados no período.
No eixo social, a parceria com a ONG Orientavida, em Potim (SP), capacitou em março sete participantes, alguns selecionados para atuar como multiplicadores. O conteúdo abordou biologia e alimentação de abelhas sem ferrão, multiplicação e manejo de colônias, confecção e uso de ninhos-isca, além de aspectos legais para regularização de meliponários.
Quatro colmeias do meliponário foram destinadas à ONG e estão em multiplicação; atualmente são nove enxames. A expectativa é iniciar a comercialização de mel e geoprópolis produzidos localmente à medida que o plantel avance.
Mais Notícias FOTOVOLT
Evento da ISES e da Abens reunirá especialistas em tecnologias e políticas de energias renováveis
31/10/2025
Iniciativa visa testes regulatórios para ampliar acesso em áreas remotas da Amazônia Legal
31/10/2025
Nova seção no site reúne dados, relatórios e painel dinâmico com informações atualizadas sobre restrições de geração.
31/10/2025