A cidade de Hamburgo, na Alemanha, tem um novo marco: o primeiro sistema fotovoltaico do mundo com as cores do arco-íris foi inaugurado no telhado da arquibancada norte do Estádio Millerntor, do FC St. Pauli, time de futebol da primeira divisão da Bundesliga.
O projeto conjunto da LichtBlick, empresa alemã fornecedora de energia renovável com sede na cidade, e do FC St. Pauli, envolve 1.080 módulos coloridos que devem gerar cerca de 285.000 kWh de eletricidade por ano — o equivalente ao consumo de cerca de 80 residências multifamiliares.
A tecnologia utilizada é a Morpho (Morphocolor), que se inspira em princípios de refração vistos em asas de borboleta para tornar as cores visíveis, mantendo eficiência. Segundo os responsáveis, os módulos alcançam cerca de 87 % da eficiência de módulos convencionais.
O sistema fotovoltaico colorido foi desenvolvido em estreita cooperação com empresas especializadas, entre elas a Megasol Energie (Suíça), ECM - Energy Consulting Mai, K2 Systems e a SMA Solar. A Megasol é a fornecedora dos módulos que aplicam o revestimento interno para controlar a luz refletida e produzir as cores, sem comprometer muito a eficiência.
“Esta usina mostra que a transição energética é mais do que tecnologia — é um projeto social. O Millerntor Stadium agora tem um marco que representa Hamburgo, a inovação e a diversidade”, disse Marc Wallraff, CEO da LichtBlick.
Do ponto de vista financeiro, o clube não arca com os custos da instalação — a iniciativa foi realizada por meio de um acordo de contrato de energia (onsite PPA), no qual o FC St. Pauli comprará a eletricidade gerada pelo sistema da LichtBlick.
Além disso, segundo comunicado, para o clube de futebol o projeto também tem valor simbólico. “Com o novo sistema fotovoltaico, não estamos apenas nos concentrando em energias renováveis, mas também combinando sustentabilidade com atitude: um sinal forte e amplamente visível da diversidade e do que o FC St. Pauli representa, para ser visto todos os dias no meio de Hamburgo”, disse Esin Rager, responsável por sustentabilidade no comitê executivo do clube.
Mais Notícias FOTOVOLT
Plataforma reúne dados, marcos regulatórios e projetos do setor no Brasil
26/09/2025
Empreendimento em Ribeiro Gonçalves integra o Novo PAC
26/09/2025
Além da geração própria de energia, projeto prevê modernização da sala de concertos na capital paulista
26/09/2025