A empreendedora norueguesa de renováveis Scatec está utilizando na construção da sua usina solar fotovoltaica Rio Urucuia, de 142 MW, em Pintópolis, no sertão de Minas Gerais, mão de obra formada por seu programa de qualificação batizado de “Força de Minas”. 

Com meta de treinar moradores locais como montadores de módulos solares, ao final do curso, que atendeu 120 pessoas, 29 trabalhadores foram contratados para atuar na obra, atingindo a meta de reservar ao menos 50% das vagas para pessoas da região.

A formação teve duração de dois meses, somando 180 horas de aulas, parte delas online e parte prática em campo. O conteúdo incluiu noções técnicas de montagem, segurança e até orientações básicas sobre elaboração de currículos e encaminhamento a empresas da construção. A taxa de conclusão foi de 100%, com mais da metade dos alunos aprovados com notas acima de 8.

Segundo a Scatec, a iniciativa buscou superar barreiras culturais e a percepção inicial de que a população não se interessaria por empregos temporários. Antes do curso, a equipe do projeto percorreu casas no entorno da usina, ouvindo cerca de 1.200 a 1.400 pessoas para mapear potenciais interessados. A adesão superou a expectativa, com 50 candidatos em lista de espera.

Entre os 29 contratados, 11 são mulheres, que devem atuar em etapas mais detalhadas da montagem, como os serviços de conexão elétrica. A inclusão feminina já havia sido destaque em projeto anterior da Scatec no Rio Grande do Norte, onde 76% das 120 mulheres treinadas foram inseridas no mercado de energia durante a construção da usina de Mendubim, de 531 MW.

No caso mineiro, novas seleções estão previstas até setembro, ampliando o número de profissionais locais contratados. A entrega da usina está prevista para o fim do ano.



Mais Notícias FOTOVOLT



Governo altera regras de acesso à rede de transmissão

Nova PNAST cria Temporadas de Acesso e extingue análise por fila na Rede Básica.

12/12/2025


Aneel abre consulta para regras de recarga de veículos elétricos

Contribuições vão orientar novos critérios de conexão de carregadores à rede

12/12/2025


Motiva fecha contrato de GD solar com a Prime Energy

Acordo cobre 120 unidades e prevê 2,1 GWh anuais em energia renovável

11/12/2025