O Banco do Brasil (BB) está licitando e implementando miniusinas solares fotovoltaicas para gerar créditos de compensação na conta de energia de suas agências em todo o País. Com planos de expansão, até o momento o banco público tem sete projetos de geração distribuída solar contratados, com capacidade total para geração de 42 GWh por ano.

A primeira foi instalada em março na cidade de Porteirinha, Minas Gerais, tornando o BB a primeira instituição da administração pública do País a ter a própria usina de energia solar com o objetivo de abastecer suas agências. A usina foi projetada e implementada pela EDP, vencedora da licitação. A miniusina está no limite máximo da geração distribuída, com 5 MW de potência instalada, com previsão de gerar créditos para 100 agências.

Dia 15 de outubro foi inaugurada uma outra miniusina de 1 MW em São Domingos do Araguaia, na região de Marabá, no Pará, com 1 MW. Com 4 mil módulos, capacidade para gerar 2 GWh por ano e previsão de atendimento de 35 agências na área de concessão paraense, a usina Lindoia I, instalada em área de 20 mil metros quadradas, foi implantada por um consórcio de empresas liderado pela empresa FazSol, que vai operar por 15 anos a miniusina, recebendo no período em torno de R$ 17 milhões. O edital de licitação do BB também prevê a implementação, pela Fazsol, de solução de energia solar fotovoltaica para um posto de saúde naquela localidade, a ser definido em conjunto com a prefeitura local.

As outras cinco usinas estão em projeto e algumas delas já em construção no Distrito Federal e nos estados da Bahia, Ceará, Goiás e em Minas Gerais. A expectativa é a de que, quando em funcionamento todas as sete unidades capazes de gerar 42 GWh/ano, a economia com a conta de energia chegue a R$ 277 milhões em 15 anos, segundo o Banco do Brasil. O total gerado é semelhante ao consumo de 17,5 mil residências.



Mais Notícias FOTOVOLT



HY Solar entra no Brasil com meta de 500 MW de módulos em 2024

Fabricante chinesa quer atuar com no máximo 12 distribuidoras; primeiro contrato de 200 MW já foi fechado.

28/03/2024


Trinity vende ativos de GD solar para a Brookfield

Acordo envolve compra de 110 MWp em projetos em vários estados e desenvolvimento conjunto entre as duas empresas.

28/03/2024


Cigre-Brasil realiza workshop sobre integração de eólicas e fotovoltaicas

Evento em Recife vai discutir desafios da integração das duas renováveis à rede.

28/03/2024