O Senai - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Amapá inaugurou dia 16 de outubro, na sua unidade do município de Santana, vizinho à capital Macapá, um laboratório de capacitação de energia solar fotovoltaica. A partir de 2021 serão oferecidos no local cursos para preparar profissionais instaladores de painéis FV e com atuação em eficiência energética.

Financiado com recursos do BNDES, o laboratório conta com uma usina solar que, além da energia gerada para a unidade, serve ao ensino. Com os novos equipamentos, será possível também fazer análises de produção de energia na região, observar o histórico da incidência solar e verificar a qualidade do vento por meio de uma estação meteorológica. O laboratório conta com a supervisão da empresa Auttom.

A iniciativa confirma o envolvimento do Senai do Amapá em fomentar a geração solar no estado, que conta com média anual de incidência solar em torno de 4,52 kWh/m2 ao dia, segundo o Atlas Solarimétrico do Brasil, abaixo da média geral da região Norte, cujo potencial é de 5,5 kWh/m².

Em setembro, alunos do curso de eletricidade industrial da unidade do Senai em Santana montaram um sistema elétrico fotovoltaico e construíram uma string utilizando doze painéis de energia solar, durante aulas práticas. A capacitação teve duração de um ano e carga horária de 800 horas.

Além disso, a unidade começou neste mês um ciclo de preparação de docentes, que vai durar 24 meses, e receberá equipamentos básicos para o ensino. O projeto é fruto de parceria entre o Departamento Nacional do SENAI, a Absolar - Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, o Ministério de Minas e Energia e a agência de fomento alemã GIZ. Dois instrutores vão participar de um treinamento de 120 horas sobre instalação, dimensionamento e monitoramento de sistemas solares fotovoltaicos, entre outros temas relacionados.



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024