O Senai - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Amapá inaugurou dia 16 de outubro, na sua unidade do município de Santana, vizinho à capital Macapá, um laboratório de capacitação de energia solar fotovoltaica. A partir de 2021 serão oferecidos no local cursos para preparar profissionais instaladores de painéis FV e com atuação em eficiência energética.

Financiado com recursos do BNDES, o laboratório conta com uma usina solar que, além da energia gerada para a unidade, serve ao ensino. Com os novos equipamentos, será possível também fazer análises de produção de energia na região, observar o histórico da incidência solar e verificar a qualidade do vento por meio de uma estação meteorológica. O laboratório conta com a supervisão da empresa Auttom.

A iniciativa confirma o envolvimento do Senai do Amapá em fomentar a geração solar no estado, que conta com média anual de incidência solar em torno de 4,52 kWh/m2 ao dia, segundo o Atlas Solarimétrico do Brasil, abaixo da média geral da região Norte, cujo potencial é de 5,5 kWh/m².

Em setembro, alunos do curso de eletricidade industrial da unidade do Senai em Santana montaram um sistema elétrico fotovoltaico e construíram uma string utilizando doze painéis de energia solar, durante aulas práticas. A capacitação teve duração de um ano e carga horária de 800 horas.

Além disso, a unidade começou neste mês um ciclo de preparação de docentes, que vai durar 24 meses, e receberá equipamentos básicos para o ensino. O projeto é fruto de parceria entre o Departamento Nacional do SENAI, a Absolar - Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, o Ministério de Minas e Energia e a agência de fomento alemã GIZ. Dois instrutores vão participar de um treinamento de 120 horas sobre instalação, dimensionamento e monitoramento de sistemas solares fotovoltaicos, entre outros temas relacionados.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai implantar usinas solares em refinarias de petróleo

Com potência total instalada de 48 MW, UFVs serão instaladas na Regap, Rnest e Replan.

25/04/2024


White Martins vai produzir hidrogênio verde em Jacareí

A planta de 5 MW vai ter ainda gasoduto para fornecimento do produto à Cebrace.

25/04/2024


EUA disponibilizam US$ 7 bi para solar em comunidades carentes

Projeto Solar For All deve beneficiar 1 milhão de residências e faz parte da Lei de Redução da Inflação.

25/04/2024