Um projeto inovador na Austrália está levando água potável para comunidades remotas e desérticas, não atendidas por redes de energia elétrica e de abastecimento de água, por meio de um sistema que utiliza painéis solares fotovoltaicos e conjunto de baterias. Liderado pelas empresas australianas Aurecon e Ampcontrol, o projeto foi implementado, em uma primeira experiência, em aldeia indígena no norte do país chamada Gillen Bore, que antes disso precisava ser abastecida por caminhões-pipa. No início deste mês, a inciativa recebeu o prêmio Chris Binnie de Gestão Sustentável da Água da The Institution of Civil Engineers (ICE), uma associação profissional com sede no Reino Unido com mais de 95 mil membros. O prêmio é concedido a projetos que "beneficiaram a sociedade, melhorando a sustentabilidade da água".

Batizada de Gilghi, a tecnologia plug-and-play desenvolvida pelas empresas utiliza alimentação híbrida, com módulos fotovoltaicos, gerador a diesel de reserva e armazenamento em baterias, o que permite a operação ininterrupta do sistema responsável pela dessalinização e filtração da água subterrânea de alta salinidade, dureza e baixos níveis de pH.

Com a geração solar, há energia durante o dia para a operação do sistema de tratamento da água e para carregar as baterias. Para isso, foi necessário o desenvolvimento de sistema de controle elétrico especializado que permite o uso de várias fontes de energia para purificar a água de forma confiável em lotes, antes de injetar a água limpa na rede de abastecimento da comunidade.

O projeto foi apoiado pelo governo local com subsídio de 70 mil dólares australianos para fins especiais de serviços essenciais. Além da água subterrânea, o sistema pode ser alimentado com água de rios, lagos e mesmo oceanos, já que a tecnologia tem capacidade de dessalinizar a água do mar.  Depois da experiência nessa comunidade, que rendeu recentemente mais três premiações importantes da comunidade científica australiana, a ideia é difundir o sistema para outras áreas remotas na Austrália, país onde 40% do território é caracterizado por desertos ou zonas semiáridas.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai implantar usinas solares em refinarias de petróleo

Com potência total instalada de 48 MW, UFVs serão instaladas na Regap, Rnest e Replan.

25/04/2024


White Martins vai produzir hidrogênio verde em Jacareí

A planta de 5 MW vai ter ainda gasoduto para fornecimento do produto à Cebrace.

25/04/2024


EUA disponibilizam US$ 7 bi para solar em comunidades carentes

Projeto Solar For All deve beneficiar 1 milhão de residências e faz parte da Lei de Redução da Inflação.

25/04/2024