A Nextracker foi escolhida pela Casa dos Ventos para fornecer 1,5 GW de seus sistemas de rastreamento solar NX Horizon-XTR™ e NX Horizon™ para quatro novos empreendimentos de grande porte no Brasil. Os contratos abrangem os projetos Babilônia Sul (117 MW), Babilônia Centro (226 MW), Seriemas (540 MW) e Rio Brilhante (680 MW), localizados nos estados da Bahia e do Mato Grosso do Sul.
O acordo marca a entrada da Casa dos Ventos no segmento solar de grande escala e integra sua estratégia de desenvolver usinas híbridas, combinando energia solar e eólica nos mesmos pontos de conexão à rede. A abordagem busca otimizar o uso da infraestrutura e das áreas disponíveis, ampliando a capacidade de transmissão em um cenário nacional de restrições na rede.
Três dos quatro projetos — Babilônia Sul, Babilônia Centro e Seriemas — utilizarão o sistema NX Horizon-XT, voltado para terrenos irregulares e capaz de reduzir a necessidade de movimentação de terra. Todos contarão com um sistema que aplica sensores avançados e aprendizado de máquina para ajustar continuamente o ângulo dos rastreadores, o que segundo a Canadian maximiza a geração de energia em diferentes condições de luz e terreno.
A Casa dos Ventos detém um portfólio de cerca de 35 GW em projetos de energia renovável. A empresa também mantém uma joint venture com a TotalEnergies para o desenvolvimento de empreendimentos de energia solar, eólica, hidrogênio e amônia verde no Brasil. Com atuação global, a Nextracker já forneceu mais de 130 GW de tecnologia de rastreamento solar para usinas em mais de 40 países.
Mais Notícias FOTOVOLT
Consulta Pública 39/2023 recebeu 652 sugestões; 131 foram aceitas integralmente
15/08/2025
Setor foi responsável por quase 80% do consumo de energia solar no País
15/08/2025
Recursos vão atender cerca de seis mil famílias em Porto Velho com energia solar
15/08/2025