A Nextracker foi escolhida pela Casa dos Ventos para fornecer 1,5 GW de seus sistemas de rastreamento solar NX Horizon-XTR™ e NX Horizon™ para quatro novos empreendimentos de grande porte no Brasil. Os contratos abrangem os projetos Babilônia Sul (117 MW), Babilônia Centro (226 MW), Seriemas (540 MW) e Rio Brilhante (680 MW), localizados nos estados da Bahia e do Mato Grosso do Sul.

O acordo marca a entrada da Casa dos Ventos no segmento solar de grande escala e integra sua estratégia de desenvolver usinas híbridas, combinando energia solar e eólica nos mesmos pontos de conexão à rede. A abordagem busca otimizar o uso da infraestrutura e das áreas disponíveis, ampliando a capacidade de transmissão em um cenário nacional de restrições na rede.

Três dos quatro projetos — Babilônia Sul, Babilônia Centro e Seriemas — utilizarão o sistema NX Horizon-XT, voltado para terrenos irregulares e capaz de reduzir a necessidade de movimentação de terra. Todos contarão com um sistema que aplica sensores avançados e aprendizado de máquina para ajustar continuamente o ângulo dos rastreadores, o que segundo a Canadian maximiza a geração de energia em diferentes condições de luz e terreno.

A Casa dos Ventos detém um portfólio de cerca de 35 GW em projetos de energia renovável. A empresa também mantém uma joint venture com a TotalEnergies para o desenvolvimento de empreendimentos de energia solar, eólica, hidrogênio e amônia verde no Brasil. Com atuação global, a Nextracker já forneceu mais de 130 GW de tecnologia de rastreamento solar para usinas em mais de 40 países.



Mais Notícias FOTOVOLT



Fortaleza sediará congresso mundial de energia solar

Evento da ISES e da Abens reunirá especialistas em tecnologias e políticas de energias renováveis

31/10/2025


Aneel lança sandbox para levar energia a comunidades isoladas

Iniciativa visa testes regulatórios para ampliar acesso em áreas remotas da Amazônia Legal

31/10/2025


ONS lança página sobre curtailment com painel interativo

Nova seção no site reúne dados, relatórios e painel dinâmico com informações atualizadas sobre restrições de geração.

31/10/2025