O ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrica firmou parceria com a SolarZ, empresa especializada em soluções para gestão de geração distribuída, para aprimorar os modelos de estimativa e previsão de geração fotovoltaica distribuída. A colaboração garante acesso gratuito do ONS a dados verificados de micro e minigeração distribuída fotovoltaica, com foco exclusivo no desenvolvimento técnico e científico do setor.

Segundo comunicado do Operador, os dados fornecidos pela SolarZ preservam a identidade e a privacidade dos consumidores-geradores. As informações permitirão ao ONS validar e calibrar seus modelos estatísticos com maior precisão.

A iniciativa faz parte da segunda fase de um projeto desenvolvido em cooperação com a alemã GIZ - Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit, que busca aperfeiçoar a representação da geração distribuída no planejamento e operação do Sistema Interligado Nacional.



Mais Notícias FOTOVOLT



LRCAP Armazenamento 2026 tem recorde de projetos cadastrados

Mais de 6 mil projetos somam quase 297 GW de potência, volume sem precedentes em leilões do setor

07/08/2026


Novas células de silício baixam custo da energia solar do espaço

Fraunhofer ISE e Source Energy obtêm módulos eficientes e muito mais baratos do que os feitos com materiais III-V

07/08/2026


Escolas premiadas em concurso terão sistemas de geração solar

Reconhecidas em edital do Unicef em parceria com a Neoenergia, instituições terão economia de até 90% nas fatura de energia

07/08/2026