A portuguesa EDP lançou o edital Solar Social, que irá selecionar até 20 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para receber sistemas de energia solar fotovoltaica. A iniciativa prevê o investimento de até R$ 650 mil e, segundo o propósito da empresa de energia, visa reduzir os gastos com energia elétrica das instituições, permitindo o redirecionamento de recursos para ações sociais.
As inscrições podem ser feitas até 5 de setembro por meio da plataforma Prosas (https://prosas.com.br/editais/15735). Podem participar organizações localizadas nas áreas de concessão da EDP nos estados de São Paulo e Espírito Santo. As instituições devem apresentar projetos que demonstrem como pretendem aplicar a economia gerada em outras iniciativas de impacto social.
A seleção levará em conta critérios como impacto social, alinhamento com os pilares de atuação da EDP (energia e educação), governança, gestão do projeto e viabilidade técnica para a instalação de sistemas de até 5 kWp. Também serão considerados o espaço físico disponível e a estrutura da organização para operar o sistema.
Além da implantação dos sistemas, a EDP oferecerá capacitação sobre consumo responsável de energia, eficiência energética e manutenção dos painéis solares. A divulgação dos projetos selecionados está prevista para dezembro, com a implantação prevista ao longo de 2026.
Em 2024, a EDP aumentou em 34% os aportes em projetos sociais relacionados à transição energética, alcançando aproximadamente R$ 1,4 milhão. As ações resultaram em 45 kWp instalados e mais de 200 atividades educativas com foco em energia.
Entre os projetos anteriores da companhia estão o Comunidade Solar, em Vila Velha, ES, com a instalação de módulos em instituições locais e totens para recarga de eletrônicos em áreas públicas, e a Microusina Solar Social, que gera créditos na conta de energia de famílias na Favela dos Sonhos, em Ferraz de Vasconcelos, SP.
Mais Notícias FOTOVOLT
Evento da ISES e da Abens reunirá especialistas em tecnologias e políticas de energias renováveis
31/10/2025
Iniciativa visa testes regulatórios para ampliar acesso em áreas remotas da Amazônia Legal
31/10/2025
Nova seção no site reúne dados, relatórios e painel dinâmico com informações atualizadas sobre restrições de geração.
31/10/2025