Estão abertas até 22 de agosto as inscrições para o segundo módulo da 9ª edição do Energy Starter, programa global de inovação aberta da portuguesa EDP. Nesta fase, o foco são soluções voltadas à aceleração das energias renováveis, incluindo armazenamento, operação, comercialização e tecnologias emergentes.

O programa busca startups e scaleups de todo o mundo que apresentem propostas aplicáveis à geração renovável em larga escala. As soluções devem contribuir para otimizar implantação, reduzir perdas, automatizar processos operacionais, integrar armazenamento e melhorar estratégias comerciais de energia.

As empresas selecionadas participarão de reuniões com especialistas da EDP entre setembro e outubro. Após essa etapa, avançam para um bootcamp presencial entre os dias 25 e 27 de novembro, na sede da EDP, em Lisboa. Durante o evento, equipes técnicas e de inovação irão cocriar projetos-piloto com as startups participantes.

Os pilotos desenvolvidos durante o programa serão financiados pela EDP, com uso de dados e ativos reais da empresa. O objetivo é acelerar a validação técnica e comercial das soluções, criando oportunidades de parcerias de longo prazo para aplicação em diferentes mercados onde a companhia atua.

Entre os temas de interesse estão tecnologias para armazenamento além do lítio, manutenção preditiva, otimização da cadeia de suprimentos, economia circular e ferramentas de comercialização de curto prazo com base em modelos preditivos e automação.

Na primeira etapa do programa, voltada às Redes do Futuro, a startup brasileira Fox IoT foi uma das oito selecionadas. A empresa desenvolve solução baseada em imagens de satélite e inteligência artificial para detecção de ligações elétricas irregulares. A tecnologia será testada em área piloto no Espírito Santo.

Segundo comunicado, desde a criação do Energy Starter, a EDP já desenvolveu mais de 150 pilotos com startups, sendo 40 transformados em implementações comerciais. O programa também gerou cerca de 140 milhões de euros em negócios e 30 investimentos de capital de risco. As inscrições estão disponíveis no site do programa.



Mais Notícias FOTOVOLT



Aneel consolida contribuições para regulação do armazenamento

Consulta Pública 39/2023 recebeu 652 sugestões; 131 foram aceitas integralmente

15/08/2025


Matriz residencial atinge 71,8% de renovabilidade em 2024

Setor foi responsável por quase 80% do consumo de energia solar no País

15/08/2025


Liberados R$ 173,9 milhões para obras do Luz para Todos em RO

Recursos vão atender cerca de seis mil famílias em Porto Velho com energia solar

15/08/2025