A Enel Distribuição São Paulo inaugurou, em 3 de julho, uma microusina solar no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Carapicuíba, na Grande São Paulo. O projeto de eficiência energética recebeu investimento de aproximadamente R$ 450 mil e deve gerar economia anual de R$ 65 mil à unidade de saúde.

A iniciativa compreendeu a instalação de um sistema fotovoltaico de 69 kWp e a substituição de 227 lâmpadas convencionais por modelos LED, mais eficientes em consumo e durabilidade. A economia estimada é de 139 MWh por ano, o suficiente para abastecer cerca de 68 residências no mesmo período.

A ação faz parte do PEE - Programa de Eficiência Energética da Enel São Paulo, regulado pela Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica, que apoia a adoção de soluções sustentáveis em instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

Durante a cerimônia de inauguração, estiveram presentes representantes da distribuidora, da Secretaria de Saúde de Carapicuíba, do Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” (CEJAM) e da Associação de Gestão Especializada em Saúde (AGES). O CEJAM é responsável pela gestão do AME, em parceria com o Governo do Estado.

Segundo a Enel, os ganhos de eficiência energética também possibilitam que os recursos economizados sejam redirecionados para melhorias no atendimento e na estrutura da unidade de saúde.



Mais Notícias FOTOVOLT



Eletrobrás faz estudo sobre influência do solo em usinas solares

Pesquisa avaliou eficiência da geração de energia com módulos bifaciais e concluiu que solo pedregoso natural tem melhor custo-benefício

10/07/2025


Com nova fábrica, MTR Solar aumenta produção em 15%

Unidade inaugurada em dezembro alavanca crescimento da produção mesmo com cenário adverso

10/07/2025


Projeto solar da Schneider leva energia a 27 mil na Amazônia

Iniciativa que distribui kits solares e capacitação a comunidades remotas foi reconhecida pelo Pacto Global – Rede Brasil da ONU

10/07/2025