A Enel Distribuição São Paulo inaugurou, em 3 de julho, uma microusina solar no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Carapicuíba, na Grande São Paulo. O projeto de eficiência energética recebeu investimento de aproximadamente R$ 450 mil e deve gerar economia anual de R$ 65 mil à unidade de saúde.
A iniciativa compreendeu a instalação de um sistema fotovoltaico de 69 kWp e a substituição de 227 lâmpadas convencionais por modelos LED, mais eficientes em consumo e durabilidade. A economia estimada é de 139 MWh por ano, o suficiente para abastecer cerca de 68 residências no mesmo período.
A ação faz parte do PEE - Programa de Eficiência Energética da Enel São Paulo, regulado pela Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica, que apoia a adoção de soluções sustentáveis em instituições públicas, privadas e do terceiro setor.
Durante a cerimônia de inauguração, estiveram presentes representantes da distribuidora, da Secretaria de Saúde de Carapicuíba, do Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” (CEJAM) e da Associação de Gestão Especializada em Saúde (AGES). O CEJAM é responsável pela gestão do AME, em parceria com o Governo do Estado.
Segundo a Enel, os ganhos de eficiência energética também possibilitam que os recursos economizados sejam redirecionados para melhorias no atendimento e na estrutura da unidade de saúde.
Mais Notícias FOTOVOLT
Relatório da SolarPower Europe mostra que País adicionou 14,5 GWp em 2025, com queda de 23% ante o acréscimo do ano anterior
26/06/2026
Solicitações de usinas FV somam 9,3 GW. Projetos eólicos (0,3 GW) e de geração térmica (1,9 GW) também pediram anistia
26/06/2026
Publicação está relacionada à Portaria Normativa MME nº 136/2026, que estabeleceu as diretrizes dos leilões
26/06/2026