A MTR Solar, fabricante de trackers e estruturas fixas para solar com unidade produtiva em Juiz de Fora, MG, além de atuar também na distribuição de equipamentos, como inversores, está apostando no mercado de retrofit (modernização) de usinas solares fotovoltaicas. Com estratégia voltada para a geração distribuída, a expectativa é crescer 30% neste ano por conta da nova modalidade de negócio.

Em 2025, a empresa realizou retrofit no primeiro semestre equivalente a 50 MW em usinas de GD, segundo comunicado, o que está ocupando a nova fábrica em Minas Gerais. Segundo o CEO da empresa, Thiago Rios, um retrofit completo de usina de 1 MW, por exemplo, tem custo aproximadamente de 50% se comparado com a construção de uma nova, mas garante a continuidade da geração de energia até com maior eficiência.

Por ter fábrica própria, informa a empresa, é possível nos retrofits produzir peças idênticas às do tracker solar e da estrutura fixa originais, mesmo que esses componentes não sejam mais produzidos. Isso permite que o cliente mantenha a estrutura original da usina. Nas instalações que já passaram pelo processo neste ano, que foram implementadas até 2020, muitas apresentavam equipamentos oxidados e componentes que, com o tempo, perderam eficiência. 

Além da atualização das peças utilizadas nas usinas, o retrofit inclui troca de inversores e módulos fotovoltaicos antigos por modelos mais eficientes e modernos, renovação de cabeamento e conexões para minimizar perdas elétricas e reorganização dos módulos para otimizar o aproveitamento das strings. Também fazem parte das ações a implementação de softwares de análise de dados e IoT para monitoramento em tempo real, integração com sistemas de baterias, e estratégias para redução de perdas térmicas e aplicação de revestimentos refletivos e antipoeira nos módulos.

A MTR Solar informa que tem mais de 4 GWp em projetos instalados, atendendo a mais de 1200 usinas, com mais de 2,2 milhões de módulos. Com sede administrativa e comercial em Barueri, SP, a sua unidade produtiva em Juiz de Fora/MG tem 38 mil m² de área e fabrica, além trackers e estruturas fixas, sistemas de monitoramento por inteligência artificial e outros componentes.



Mais Notícias FOTOVOLT



Aneel consolida contribuições para regulação do armazenamento

Consulta Pública 39/2023 recebeu 652 sugestões; 131 foram aceitas integralmente

15/08/2025


Matriz residencial atinge 71,8% de renovabilidade em 2024

Setor foi responsável por quase 80% do consumo de energia solar no País

15/08/2025


Liberados R$ 173,9 milhões para obras do Luz para Todos em RO

Recursos vão atender cerca de seis mil famílias em Porto Velho com energia solar

15/08/2025