O Laboratório de Ensaios Fotovoltaicos (INRIFV), do Instituto de Energia e Mobilidade (IEM) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Rio Grande do Sul, mudou de nome e deixou de ser focado em conversores para sistemas solares fotovoltaicos. De acordo com o coordenador do agora DER Lab, professor Leandro Michels, a mudança responde à necessidade de alinhamento com as transformações do setor de energia. Além da ampliação voltada a abarcar outras demandas de recursos energéticos distribuídos, o centro de pesquisas também passa a atender a geração centralizada, com aumento da capacidade de ensaios de equipamentos, de 270 kW para mais de 390 kW.

Segundo Michels, a ideia é também ampliar a atuação internacional do laboratório, o que explica a estratégia de escolha da nova marca em inglês – DER Lab – e ainda a obtenção da certificação do selo ILAC - International Laboratory Accreditation Cooperation, organização internacional que coordena a acreditação de laboratórios e organismos de inspeção em diversos setores.

“Nossos serviços acreditados agora podem ser reconhecidos por todos os países signatários do acordo (do selo)”, disse o professor. “Mais do que uma mudança de nome, este é um passo estratégico na ampliação da nossa estrutura, da capacidade técnica e da relevância no setor de energia”, completou.

IEM também mudou – O próprio Instituto de Energia e Mobilidade da UFSM era até há pouco o Instituto de Redes Inteligentes (INRI). A alteração foi motivada pela necessidade de dar uma resposta às “transformações no mercado de energia, os novos direcionamentos da pesquisa em nível nacional e internacional, além da expansão das áreas de atuação de nossos pesquisadores e laboratórios”, disse recentemente em nota da universidade o professor Victor Cristiano Bender, diretor do instituto. Além do DER Lab, os outros seis laboratórios do IEM também foram rebatizados: HC Lab (altas correntes), eMob Lab (mobilidade elétrica), HV Lab (alta tensão), RTS Lab (simulação em tempo real), PC Lab (conversores de potência) e CAE Lab (engenharia assistida por computador).



Mais Notícias FOTOVOLT



Governo altera regras de acesso à rede de transmissão

Nova PNAST cria Temporadas de Acesso e extingue análise por fila na Rede Básica.

12/12/2025


Aneel abre consulta para regras de recarga de veículos elétricos

Contribuições vão orientar novos critérios de conexão de carregadores à rede

12/12/2025


Motiva fecha contrato de GD solar com a Prime Energy

Acordo cobre 120 unidades e prevê 2,1 GWh anuais em energia renovável

11/12/2025