A Adias Sol.Ar, distribuidora de equipamentos fotovoltaicos, e a Nura Soluções, especializada na intermediação de crédito para integradores e distribuidores, firmaram parceria para ampliar o acesso ao financiamento de projetos solares. Com o acordo, integradores parceiros da Adias Sol.Ar passarão a ter acesso aos serviços da Nura.

A Nura conecta diferentes agentes do mercado: bancos, distribuidores e instaladores, atuando desde a análise de crédito até a contratação final, por meio de plataforma digitalizada. O sistema permite financiar desde sistemas residenciais, condomínios e até grandes usinas, com valores acima de R$ 30 milhões.

“O crédito ainda é um dos principais gargalos e queremos tornar a energia solar mais acessível no Brasil. Com essa parceria, permitiremos que pequenos e médios integradores aumentem sua competitividade e eficiência. Essa união pode movimentar centenas de milhões em crédito solar ao longo de 2025”, disse o sócio da Adias, Eduardo Klepacz.

Segundo comunicado, a Nura se diferencia pela curadoria ativa do crédito, identificando o perfil do consumidor e direcionando a proposta para o banco mais compatível. Isso reduz taxas de recusa e evita que clientes acumulem negativas em seus históricos. O sistema também permite pagamentos bipartidos, o que beneficiaria o fluxo de caixa de distribuidores e instaladores.

"Nosso papel é entregar inteligência e tecnologia para que nossos parceiros foquem em vender e instalar, enquanto nós cuidamos da parte burocrática e estratégica do crédito. Com a Adias, já temos operações em andamento. Atualmente, já são 10 mil integradores cadastrados", afirma o head de operações da Nura, Vitor Castilho.

A plataforma digital, segundo a empresa, consegue dar respostas de propostas para os clientes em até 48 horas, contra a média do mercado que pode levar até 10 dias úteis de retorno. A operação também inclui crédito com garantia imobiliária, consórcio solar e máquina de cartão com parcelamento em até 24 vezes.



Mais Notícias FOTOVOLT



Aneel consolida contribuições para regulação do armazenamento

Consulta Pública 39/2023 recebeu 652 sugestões; 131 foram aceitas integralmente

15/08/2025


Matriz residencial atinge 71,8% de renovabilidade em 2024

Setor foi responsável por quase 80% do consumo de energia solar no País

15/08/2025


Liberados R$ 173,9 milhões para obras do Luz para Todos em RO

Recursos vão atender cerca de seis mil famílias em Porto Velho com energia solar

15/08/2025