A Thopen, empresa que atua em geração distribuída e no mercado livre de energia, adquiriu da Vip Air portfólio de 52 projetos de usinas solares fotovoltaicas no Nordeste. Os ativos, alguns prontos (10%) e outros ainda em desenvolvimento, ficam nos estados da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará e somam 200 MWp.

As usinas são para geração distribuída compartilhada e devem atender mais de 64 mil empresas do setor de comércio na região Nordeste. Segundo a empresa, o total a ser investido no novo portfólio é de R$ 750 milhões, sendo 70% de dívida e 30% de capital próprio da Thopen, segundo informações do jornal Valor Econômico.

A Vip Air se manterá como parceira da Thopen no desenvolvimento dos projetos, que devem entrar em operação até o final do ano. O foco é compartilhar os créditos de compensação com empresas de pequeno, médio e grande porte, como redes de farmácias, academias, padarias, supermercados, lojas, concessionárias, entre outros. 

A negociação segue estratégia de expansão, que incluiu recentemente a incorporação de duas novas usinas com um investimento total de R$ 22 milhões. Em São Paulo, a companhia adquiriu a usina de biogás Gaswatt Energia, de 5 MW. Já em Miranorte, no Tocantins, foi adquirida usina de 6 MWp.



Mais Notícias FOTOVOLT



Maioria dos módulos fotovoltaicos não entrega potência declarada

Conclusão é resultado de testes da TÜV Rheinland na Ásia e na Europa, que identificaram desacordo em 65,7% dos analisados.

06/06/2025


Brasil chegou a 88,2% de renováveis na matriz em 2024

Segundo o Balanço Energético Nacional 2025, o destaque é a evolução das fontes solar e eólica, que juntas alcançaram 24% da geração total do ano passado.

06/06/2025


Pesquisa promete levar células tandem para a produção em larga escala

Novo processo em duas etapas conseguiu depositar células de perovskita em células de fundo de silício, o que deve viabilizar a produção em larga escala.

06/06/2025