A Enexis, distribuidora de energia elétrica holandesa, responsável pelo atendimento a 3 milhões de unidades consumidoras em algumas regiões dos Países Baixos, iniciou projeto piloto para testar módulos solares com sistema de “dimerização” em residências. A ideia é diminuir a geração solar em momentos de pico de insolação para evitar sobrecarga na rede.
Em colaboração com a empresa Zonnedimmer, o operador da rede pedirá permissão a consumidores voluntários para testar os módulos com a redução temporária da geração nos momentos em que a insolação for alta. Para atrair os interessados, os proprietários dos sistemas solares receberão 30 centavos de euro por kWh deixado de gerar.
A iniciativa da Enexis visa adotar a solução principalmente em momentos de muita geração, em dias ensolarados de primavera e verão, e que não têm consumo elevado, por exemplo em finais de semana, quando as empresas estão fechadas. Esse desbalanço entre a geração solar injetada na rede e o consumo baixo gera o risco de sobrecarga. Já quando o uso da energia é elevado, o problema se torna menor, afirma comunicado da distribuidora.
Além da dimerização, a Enexis já tomou outras medidas para evitar sobrecarga da rede em dias ensolarados. Uma delas é reduzir a geração de grandes parques solares e eólicos, o chamado curtailment. Outra ação é campanha junto aos consumidores para que usem mais energia em períodos de sol forte, quando há muita geração.
O projeto piloto da dimerização tem como meta acumular experiência para que a Enexis amplie a solução para uma escala maior no futuro. No momento, a ideia é ter 500 clientes em duas regiões dentro de suas áreas de concessão, que terão os inversores dimerizados por algumas horas em dias muito ensolarados.
A partir do final deste mês, a Enexis abordará os clientes com instalações solares em bairros selecionados, que estão conectados às subestações de eletricidade de Helmond e Waalwijk, por meio de cartas, campanhas com panfletos na rua e uso direcionado das mídias sociais. Essas regiões foram escolhidas por registrarem pressão sobre a rede em dias ensolarados por conta do excesso de geração solar distribuída.
Mais Notícias FOTOVOLT
Consulta Pública 39/2023 recebeu 652 sugestões; 131 foram aceitas integralmente
15/08/2025
Setor foi responsável por quase 80% do consumo de energia solar no País
15/08/2025
Recursos vão atender cerca de seis mil famílias em Porto Velho com energia solar
15/08/2025