A Tramontina anunciou nesta quarta-feira, 21, sua entrada no setor de energia solar fotovoltaica com o lançamento da Divisão Energia Solar em sua fábrica de materiais elétricos em Carlos Barbosa (RS). A nova área tem foco inicial em sistemas fotovoltaicos para uso residencial e comercial de pequeno e médio portes. Segundo comunicado da empresa, a marca amplia seu portfólio e passa a oferecer soluções completas para construção civil, da infraestrutura elétrica à geração de energia solar.

A nova linha será composta por itens essenciais para montagem de sistemas geradores fotovoltaicos, incluindo módulos solares com tecnologia N-Type, vidro duplo e corte half-cut, e inversores com proteção c.c. e tecnologia AFCI (detecção de arco elétrico) integradas, que aumentam a segurança contra falhas elétricas e otimizam a geração de energia ao longo do dia. Também fazem parte do portfólio estruturas de fixação compatíveis com diferentes tipos de telhado, cabos específicos para sistemas solares e conectores que asseguram conexão confiável e duradoura entre os componentes, afirma a empresa.

A estruturação da nova divisão exigiu investimentos em pesquisa, desenvolvimento e infraestrutura, além da formação de uma equipe técnica especializada e parcerias com consultorias especializadas, diz o comunicado. Os sistemas contam com soluções digitais integradas, como o aplicativo T smart, voltado ao usuário final, que permite o acompanhamento em tempo real da geração de energia e a integração com outros dispositivos inteligentes da empresa. Para os integradores e instaladores, o aplicativo Solar Tramontina oferece ferramentas para configuração, monitoramento e gestão centralizada dos sistemas instalados, inclusive com acesso a uma plataforma web de suporte.

A empresa aposta em uma estratégia de entrada gradual no mercado nacional. A distribuição terá início no Rio Grande do Sul, onde está localizada a sede da fábrica de materiais elétricos e onde a marca já possui canais consolidados de logística e suporte. A expansão para outras regiões será feita em etapas, com capacitação de integradores parceiros e a construção de um ecossistema técnico robusto. “A comercialização será realizada por meio de integradores regionais, com foco em um atendimento próximo, especializado e eficiente. Esses profissionais contarão com apoio direto da equipe Tramontina, incluindo treinamentos personalizados e acesso a um canal exclusivo de pós-venda técnico. Já os consumidores finais terão suporte completo por meio da central de atendimento, com orientações sobre instalação, operação e garantia dos equipamentos”, afirma a nota da empresa, informando ainda que cotações podem ser solicitadas pelo site: https://global.tramontina.com/energia-solar .



Mais Notícias FOTOVOLT



Sungrow fornece inversores para complexo híbrido da Statkraft

Contrato prevê 711 inversores string de alta potência que serão instalados em usina solar associada com eólica.

23/05/2025


CPFL Santa Cruz instala miniusina solar em Santa Casa

O projeto de eficiência energética PEE Aneel também envolveu trocas de iluminação.

23/05/2025


Novo eletroposto do Lactec tem tecnologia própria e energia solar

Posto de recarga utiliza tecnologia de carregador desenvolvido pelo centro de pesquisa.

23/05/2025