Considerado o maior evento global da indústria de energia, o The smarter E Europe 2025, em Munique, na Alemanha, atraiu em seus três dias de realização, de 7 a 9 de maio, cerca de 107 mil visitantes de 157 países, segundo levantamento da organização. Além das novidades dos 2.737 expositores de 57 países, cerca de 2.600 pessoas participaram dos prestigiados congressos dos quatro eventos paralelos da The Smarter E: Intersolar Europe, ees Europe, Power2Drive Europe e EM-Power Europe.
Como ponto centralizador do evento, que reúne energia solar (Intersolar), armazenamento de energia (ees), mobilidade elétrica (Power2Drive) e gestão de energia (EM-Power), a avaliação é a de integração entre os segmentos e indústrias da transição energética. Na análise dos organizadores, os diferentes mercados estão evoluindo juntos dentro de uma estrutura descentralizada, digital e inteligente.
Esta é a opinião, por exemplo, de Markus Elsässer, CEO e fundador da Solar Promotion GmbH, que organiza o The smarter E Europe. "Nossas quatro exposições se complementam, cobrindo os principais tópicos da transição energética em amplitude e profundidade. O caminho foi traçado, as tecnologias e soluções necessárias para chegar lá já existem. Trata-se agora de seguir esse caminho”, disse. Entre os destaques, Elsässer mencionou a exposição especial sobre carregamento bidirecional.
Essa complementaridade entre os segmentos ficou clara também na premiação do The Smarter E Awards. O grupo coreano Samsung SDI, por exemplo, recebeu dois prêmios em categorias distintas, em armazenamento de energia e mobilidade elétrica. "A abordagem holística da exposição, integrando soluções de armazenamento, geração, digitalização e rede, se alinha perfeitamente com nossa visão de um futuro seguro e sustentável”, disse o vice-presidente da empresa, Hyunyoung Kwak.
Isso também ficou evidente na premiação da empresa espanhola Toscano, que teve reconhecida sua unidade compacta de controle de backup para sistemas solares e de baterias. Batizada de Combi-Pro-Max, a tecnologia é, segundo o CEO da empresa, Carlos Toscano, fruto de abordagem integrada de energia renovável. “Para nós, trata-se de construir sistemas inteligentes e integrados que disponibilizem energia sustentável 24 horas por dia, sete dias por semana, combinando energia solar, armazenamento, gerenciamento inteligente da rede e monitoramento de dados em tempo real”, disse.
A próxima edição do evento já está marcada para 23 a 25 junho de 2026, no mesmo centro de exposições Messe München, em Munique.
A edição sul-americana da The Smarter E será realizada em São Paulo de 26 a 28 de agosto próximo, com expectativa de ultrapassar os números da edição de 2024, que teve mais de 650 expositores, 55 mil visitantes de 50 países e mais de 2,5 mil participantes nos congressos paralelos. Mais informação em https://www.thesmartere.com.br .
Mais Notícias FOTOVOLT
Usina fotovoltaica do Palácio vai gerar economia de R$ 1 milhão de reais por ano para os cofres públicos.
15/05/2025
Conclusão é de acompanhamento da SolarPower Europe, que alerta para a importância das baterias no suporte à inserção de renováveis no sistema
15/05/2025
Marcado para Curitiba, no dia 29 de maio, evento também debaterá oportunidades de uso de baterias em GD e novas soluções de financiamento.
15/05/2025