A Absolar - Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica marcou para o dia 29 de maio, em Curitiba, PR, o encontro Absolar Meeting Sul. A meta é reunir empresários, consultores, autoridades e especialistas para uma série de debates que pretende analisar a proposta de reforma do setor elétrico do MME - Ministério de Minas e Energia, além de outros temas ligados a desafios legais e regulatórios da fonte solar no Brasil.
Segundo a organização do evento, destacam-se entre os temas do encontro a integração das novas tecnologias sustentáveis às redes, as oportunidades com sistemas de armazenamento energético na geração solar distribuída, novas soluções em financiamento e o papel da GD dentro do contexto de modernização do setor elétrico nacional.
A expectativa do encontro é receber cerca de 350 pessoas na sede da FIEP - Federação das Indústrias do Estado do Paraná. Estão organizados no evento três painéis de debates com especialistas sobre os avanços da energia solar na região e no Brasil, o desenvolvimento econômico, ambiental e social a partir da fonte fotovoltaica, os modelos de financiamento de projetos e o desenvolvimento do empreendedorismo no segmento, entre outros.
Segundo dados apurados pela Absolar, com base em acompanhamento da Aneel, a geração distribuída solar já proporcionou aos estados da região Sul a atração de mais de R$ 40 bilhões em investimentos, com uma capacidade instalada total de mais de 8 GW em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.
Inscrições e mais informações podem ser obtidas em http://absolarmeeting.org.br/.
Mais Notícias FOTOVOLT
Na Alemanha, maior evento global da indústria de energia renovável atraiu mais de 107 mil visitantes e demonstrou integração entre soluções para a transição energética.
15/05/2025
Usina fotovoltaica do Palácio vai gerar economia de R$ 1 milhão de reais por ano para os cofres públicos.
15/05/2025
Conclusão é de acompanhamento da SolarPower Europe, que alerta para a importância das baterias no suporte à inserção de renováveis no sistema
15/05/2025