Aproveitar reservatórios de usinas hidrelétricas (UHEs) para instalar painéis solares flutuantes pode agregar 7,6 TW de capacidade de energia por ano ao mundo ou gerar, apenas com os sistemas fotovoltaicos nesses corpos d´água, 10 600 TWh por ano, sem incluir o montante gerado pelas UHEs. A conclusão é de estudo do NREL - Laboratório Nacional de Energia Renovável do Departamento de Energia dos Estados Unidos.

Para efeito de comparação, o consumo final global de eletricidade foi de pouco mais de 22 300 TWh em 2018, o ano mais recente para o qual há estatísticas disponíveis da AIE - Agência Internacional de Energia. O levantamento dos pesquisadores no NREL se baseia na estimativa do limite superior de recursos viáveis que consideram as restrições dos corpos d´água e o desempenho do sistema de geração.

Para o laboratório, há 379 068 reservatórios de energia hidrelétrica de água doce em todo o mundo capazes de instalar os painéis FV flutuantes combinados com as usinas hídricas. Os pesquisadores ressaltam, porém, que dados adicionais de localização são necessários antes de qualquer implementação, pois alguns reservatórios podem estar secos durante períodos do ano ou podem não ser propícios para os painéis.

Além da geração agregada, outros benefícios são apontados pelos autores do estudo. Um sistema híbrido, para começar, reduziria os custos de transmissão ao se conectar à subestação já existente na UHE. Afora isso, as duas tecnologias podem se equilibrar, já que o maior potencial de geração de energia solar é durante a estação seca, enquanto para a energia hidrelétrica o pico se dá nas estações chuvosas.



Mais Notícias FOTOVOLT



HY Solar entra no Brasil com meta de 500 MW de módulos em 2024

Fabricante chinesa quer atuar com no máximo 12 distribuidoras; primeiro contrato de 200 MW já foi fechado.

28/03/2024


Trinity vende ativos de GD solar para a Brookfield

Acordo envolve compra de 110 MWp em projetos em vários estados e desenvolvimento conjunto entre as duas empresas.

28/03/2024


Cigre-Brasil realiza workshop sobre integração de eólicas e fotovoltaicas

Evento em Recife vai discutir desafios da integração das duas renováveis à rede.

28/03/2024