A Armor, comercializadora de energia, iniciou a operação da usina solar fotovoltaica de Guapó, no município de mesmo nome em Goiás. Voltada para geração distribuída compartilhada, para clientes comerciais e industriais do estado, dentro da área de concessão da Equatorial, a usina tem 1,34 MWp em corrente contínua, com 2.046 módulos fotovoltaicos instalados em estrutura fixa.

A expectativa, segundo o diretor executivo da Armor, Fred Menezes, é a UFV Guapó gerar cerca de 2.191 MWh por ano, o suficiente para abastecer 900 residências. A implantação e a gestão da usina são de responsabilidade da empresa Essencial Engenharia, também sócia do empreendimento.

O município de Guapó está localizado às margens da BR-060, rodovia que conecta Goiânia a importantes polos econômicos, como Brasília e diversas regiões do Centro-Oeste. “Nosso objetivo com a UFV Guapó é não apenas reforçar a matriz energética renovável, mas também impulsionar a economia local, gerando empregos e novas oportunidades de desenvolvimento para a região”, disse Menezes.

A UFV Guapó é o segundo parque fotovoltaico da Armor. Em outubro de 2024, a empresa firmou uma parceria com a Lemon para a destinação da energia gerada pela UFV Artur Nogueira, no interior de São Paulo, usina com 2,77 MWp de capacidade instalada, que pode fornecer eletricidade suficiente para atender aproximadamente 400 empresas de pequeno e médio porte.



Mais Notícias FOTOVOLT



Fortaleza sediará congresso mundial de energia solar

Evento da ISES e da Abens reunirá especialistas em tecnologias e políticas de energias renováveis

31/10/2025


Aneel lança sandbox para levar energia a comunidades isoladas

Iniciativa visa testes regulatórios para ampliar acesso em áreas remotas da Amazônia Legal

31/10/2025


ONS lança página sobre curtailment com painel interativo

Nova seção no site reúne dados, relatórios e painel dinâmico com informações atualizadas sobre restrições de geração.

31/10/2025