Entrou em operação no Hospital Municipal de Paulínia, no interior de São Paulo, uma usina solar fotovoltaica, instalada no telhado do empreendimento, com potência de 873,2 kWp. O projeto é fruto de investimento de R$ 4,9 milhões do programa de eficiência energética PEE Aneel da concessionária local, a CPFL Paulista. Segundo comunicado, a economia anual estimada para o hospital é de 2.430 MWh.

O projeto incluiu ainda a automação da central de abastecimento de água gelada, composta por quatro chillers e seis bombas que operam 24 horas por dia. O sistema passou a ser controlado por sensores e uma plataforma digital, o que segundo a CPFL aumentou a eficiência energética.

A iniciativa integra o programa CPFL nos Hospitais, ação mantida pela CPFL Energia pelos recursos mandatórios do PEE Aneel. Segundo a empresa, já foram modernizados os sistemas elétricos de cerca de 500 unidades de saúde em mais de 300 cidades desde 2019, nas áreas atendidas pelas distribuidoras do grupo. As ações incluem instalação de usinas solares, modernização de sistemas de refrigeração, substituição de lâmpadas antigas por LEDs e implantação de usinas de oxigênio.



Mais Notícias FOTOVOLT



Consulta pública para definir regras do leilão de baterias

Portaria do MME em análise estabelece diretrizes para contratação de potência por meio de sistemas de armazenamento de energia

14/11/2025


Estudo vê ganho com maior presença de BESS nos leilões

Pagamentos de capacidade podem cair 14% e emissões até 37% se 40% da energia vier de baterias, aponta análise da Aurora

14/11/2025


Projeto prevê solar e baterias para pôr fim ao diesel em Noronha

Iniciativa da Neoenergia prevê 30 mil módulos solares e sistemas de baterias para zerar o uso do combustível fóssil até 2027

14/11/2025