O valor médio de um kit fotovoltaico no Brasil, para microusina de 8 kWp, é hoje de R$ 12 mil, segundo levantamento da energytech 77Sol, distribuidora de equipamentos solares baseada em plataforma digital. O valor obtido pela base de dados da empresa representa a média dos três primeiros meses de 2025 e inclui kit com módulos solares, inversor e a estrutura necessária de fixação.

Segundo o CEO da 77Sol, Luca Milani, o novo número equivale a uma leve alta no preço do kit, depois de um período de quedas constantes registradas durante 2024. “No ano passado, o custo caiu mais de 50%, porém, com o aumento do imposto de Importação sobre os módulos fotovoltaicos, já estamos sentindo um pequeno aumento no primeiro trimestre", avalia.

Ainda segundo os dados da energytech, o financiamento solar segue tendo, em média, a duração de cerca de quatro anos, mesmo com o impacto das taxações sobre os produtos importados (25%). Isso significa que há ainda a possibilidade firme de se igualar a parcela do financiamento com o valor gasto anteriormente na fatura mensal de energia elétrica do consumidor.



Mais Notícias FOTOVOLT



CMSE abre para contribuições plano de trabalho de GT do curtailment

GT Cortes de Geração vai fazer diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais para mitigar efeitos do constrained-off.

17/04/2025


Senai e TotalEnergies inauguram usina solar para pesquisas em Natal

Instalação de estudos sobre eventos extremos integra ainda estação meteorológica e laboratório de ensaios normatizados.

17/04/2025


MMGD cresce 2,13 GW no primeiro trimestre

Com imensa maioria de micro e miniusinas solares, mais 300 mil imóveis passaram a ser beneficiados com os créditos de compensação.

17/04/2025