O valor médio de um kit fotovoltaico no Brasil, para microusina de 8 kWp, é hoje de R$ 12 mil, segundo levantamento da energytech 77Sol, distribuidora de equipamentos solares baseada em plataforma digital. O valor obtido pela base de dados da empresa representa a média dos três primeiros meses de 2025 e inclui kit com módulos solares, inversor e a estrutura necessária de fixação.

Segundo o CEO da 77Sol, Luca Milani, o novo número equivale a uma leve alta no preço do kit, depois de um período de quedas constantes registradas durante 2024. “No ano passado, o custo caiu mais de 50%, porém, com o aumento do imposto de Importação sobre os módulos fotovoltaicos, já estamos sentindo um pequeno aumento no primeiro trimestre", avalia.

Ainda segundo os dados da energytech, o financiamento solar segue tendo, em média, a duração de cerca de quatro anos, mesmo com o impacto das taxações sobre os produtos importados (25%). Isso significa que há ainda a possibilidade firme de se igualar a parcela do financiamento com o valor gasto anteriormente na fatura mensal de energia elétrica do consumidor.



Mais Notícias FOTOVOLT



Governo altera regras de acesso à rede de transmissão

Nova PNAST cria Temporadas de Acesso e extingue análise por fila na Rede Básica.

12/12/2025


Aneel abre consulta para regras de recarga de veículos elétricos

Contribuições vão orientar novos critérios de conexão de carregadores à rede

12/12/2025


Motiva fecha contrato de GD solar com a Prime Energy

Acordo cobre 120 unidades e prevê 2,1 GWh anuais em energia renovável

11/12/2025