O valor médio de um kit fotovoltaico no Brasil, para microusina de 8 kWp, é hoje de R$ 12 mil, segundo levantamento da energytech 77Sol, distribuidora de equipamentos solares baseada em plataforma digital. O valor obtido pela base de dados da empresa representa a média dos três primeiros meses de 2025 e inclui kit com módulos solares, inversor e a estrutura necessária de fixação.

Segundo o CEO da 77Sol, Luca Milani, o novo número equivale a uma leve alta no preço do kit, depois de um período de quedas constantes registradas durante 2024. “No ano passado, o custo caiu mais de 50%, porém, com o aumento do imposto de Importação sobre os módulos fotovoltaicos, já estamos sentindo um pequeno aumento no primeiro trimestre", avalia.

Ainda segundo os dados da energytech, o financiamento solar segue tendo, em média, a duração de cerca de quatro anos, mesmo com o impacto das taxações sobre os produtos importados (25%). Isso significa que há ainda a possibilidade firme de se igualar a parcela do financiamento com o valor gasto anteriormente na fatura mensal de energia elétrica do consumidor.



Mais Notícias FOTOVOLT



LRCAP com teto baixo reforça espaço para baterias

Leilão de térmicas em março tende a impulsionar certame de armazenamento, analisa CELA

13/02/2026


BNDES financia fábrica de baterias da WEG em SC

Projeto de R$ 280 milhões amplia produção nacional de BESS

13/02/2026


EPE mapeia ensino e pesquisa em hidrogênio no Brasil

Levantamento reúne 97 instituições e 153 iniciativas no país

13/02/2026