A Absolar - Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica realizará no dia 10 de abril, no Teatro B32, em São Paulo, um encontro para debater a maior abertura do mercado livre de energia, válida desde o início de 2024 para toda a média e alta tensão, e levando em consideração ainda a participação da fonte solar e os desafios legais e regulatórios do ACL.

Entre os temas planejados para serem tratados, o evento destaca, para começar, os desafios para encontrar soluções de curto e médio prazos para os cortes de geração renovável, o chamado curtailment, além do potencial da fonte solar para a expansão do ACL. Também farão parte dos debates os avanços do modelo de autoprodução, as oportunidades com sistemas de armazenamento energético, o planejamento elétrico e a modernização da infraestrutura.

O encontro vai reunir especialistas, empresários, autoridades e entidades do setor. Além de lideranças da Absolar, estão programadas participações de consultores e representantes do setor privado. Foram convidados ainda representantes do MME - Ministério de Minas e Energia, da CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, do ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico e da EPE - Empresa de Pesquisa Energética.
Mais informações podem ser obtidas em https://mercadolivreabsolar.org.br/



Mais Notícias FOTOVOLT



CMSE abre para contribuições plano de trabalho de GT do curtailment

GT Cortes de Geração vai fazer diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais para mitigar efeitos do constrained-off.

17/04/2025


Senai e TotalEnergies inauguram usina solar para pesquisas em Natal

Instalação de estudos sobre eventos extremos integra ainda estação meteorológica e laboratório de ensaios normatizados.

17/04/2025


MMGD cresce 2,13 GW no primeiro trimestre

Com imensa maioria de micro e miniusinas solares, mais 300 mil imóveis passaram a ser beneficiados com os créditos de compensação.

17/04/2025