O primeiro prêmio Adolf Goetzberger foi conferido a Heribert Schmidt, que atuou por décadas no Fraunhofer Institute for Solar Energy Systems (Fraunhofer ISE) e em 2002 inventou a topologia de inversor HERIC, a qual melhorou a eficiência e a confiabilidade dos sistemas solares em todo o mundo. A cerimônia de premiação ocorreu em 11 de março durante o 40º PV Simposium, em Bad Staffelstein, Alemanha.

A topologia HERIC (Highly Efficient & Reliable Inverter Concept), desenvolvida por Schmidt (foto), trouxe benefícios tanto para a indústria solar quanto para a sociedade. Ao cortar as perdas elétricas em mais da metade em comparação com a topologia de ponte completa anteriormente dominante ― a chamada topologia H4 ―, a HERIC não apenas aumentou o rendimento energético mas também a eficiência e a confiabilidade dos inversores.

A inovação lançou as bases para uma nova classe de inversores, as chamadas topologias H6, hoje implantadas em milhões de inversores no mundo todo, particularmente na faixa de menor potência. A patente do HERIC é considerada a mais bem-sucedida da Fraunhofer Society e um excelente exemplo de transferência de tecnologia da pesquisa para a aplicação industrial.

O prêmio Adolf Goetzberger foi instituído em homenagem a este pioneiro da energia solar na Alemanha, fundador do Instituto Fraunhofer ISE. O prêmio é realizado pela fundação de mesmo nome e se destina a promover ciência e pesquisa, proteção ambiental e ação climática, com foco particular na energia solar.



Mais Notícias FOTOVOLT



LRCAP com teto baixo reforça espaço para baterias

Leilão de térmicas em março tende a impulsionar certame de armazenamento, analisa CELA

13/02/2026


BNDES financia fábrica de baterias da WEG em SC

Projeto de R$ 280 milhões amplia produção nacional de BESS

13/02/2026


EPE mapeia ensino e pesquisa em hidrogênio no Brasil

Levantamento reúne 97 instituições e 153 iniciativas no país

13/02/2026