As revistas EM - Eletricidade Moderna e FotoVolt estão realizando em outubro a “Série Fotovoltaica” de webinars, voltados às instalações de geração de energia solar FV. O primeiro, realizado ontem, dia 1º, tratou da aplicação da norma NBR 5419 na proteção contra raios em usinas FV. Os próximos acontecerão nos dias 8 e 15, quintas-feiras, com a seguinte programação:

Dia 8 de outubroWebinar EM/FotoVolt Série Fotovoltaica (2)Monitoramento e gerenciamento de energia em usinas FV – Palestrante: João Cunha (MO Energy).

Para o acompanhamento de desempenho em usinas FV de porte médio e grande, o monitoramento pode ser feito ao nível de caixa de junção (combiner box) e os problemas podem ser detectados rapidamente, permitindo uma intervenção imediata a fim de corrigir problemas e manter o nível de geração da usina. Para isso são necessários uma estrutura de instrumentação em campo e recursos computacionais para realização de análise, disponibilização e visualização dos dados colhidos de forma adequada.

Dia 15 de outubroWebinar EM/FotoVolt Série Fotovoltaica (3)Proteção contra raios em usinas FV – A precisão do modelo eletrogeométrico – Palestrantes/debatedores: João Cunha (MO Energy) e Paulo Edmundo (Paiol Engenharia).

A precisão do modelo eletrogeométrico é suficiente para a aplicação em posicionamento de terminais aéreos em usinas fotovoltaicas? O webinar vai promover uma discussão sobre este problema com dois especialistas na área. Será apresentada a origem e evolução do modelo eletrogeométrico desde sua proposição até os dias atuais, e discutida a sua adequação para aplicação em usinas FV.

As inscrições para o webinar do dia 8 (“Monitoramento e gerenciamento de energia em usinas FV”) e do dia 15 (“Proteção contra raios em usinas FV – A precisão do modelo eletrogeométrico”) já estão abertas e podem ser feitas, respectivamente, via os links https://oferta.arandanet.com.br/16o-webinar-em e https://oferta.arandanet.com.br/17o-webinar-em



Mais Notícias FOTOVOLT



Intersolar Summit Brasil Nordeste atrai 5 mil visitantes

O evento nos dias 10 e 11 de abril em Fortaleza, na avaliação de expositores e congressistas, confirmou protagonismo da região na transição energética.

18/04/2024


Renováveis compensam abandono da fonte nuclear na Alemanha

Com um ano sem ter mais geração nuclear na matriz, país aumentou geração de renováveis em 33 TWh.

18/04/2024


GD solar já beneficia 2 milhões de residências no Brasil

Desse total, segundo a Aneel, 1,68 milhão são de usinas no local do consumo e o restante de autoconsumo remoto e geração compartilhada.

18/04/2024