A Athon Energia comprou 23 usinas solares fotovoltaicas voltadas para a geração distribuída da francesa GreenYellow. As unidades somam capacidade instalada de 50,68 MWp e estão instaladas nos estados do Paraná, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal. A estimativa é que a geração de energia das usinas seja de 100 mil MWh por ano no total.

Segundo comunicado, com a aquisição a Athon ampliará a capacidade operacional para mais de 210 MWp em GD, atendendo clientes corporativos com mais de 70 usinas. Trata-se da segunda aquisição da empresa, pois em dezembro de 2023 foram compradas 13 UFVs da Raízen Gera Desenvolvedora, que acrescentaram 50 MWp ao portfólio de geração da Athon.

Para dar andamento à sua expansão, a Athon tem utilizado novas formas de financiamento. Em outubro de 2024, a empresa realizou captação de debêntures incentivadas, no valor de R$ 605 milhões e com rating AAA emitido pela Agência Fitch. O fechamento da operação com a GreenYellow ainda está sujeito à aprovação de órgãos reguladores, incluindo o Cade - Conselho Administrativo de Defesa Econômica.



Mais Notícias FOTOVOLT



Governo altera regras de acesso à rede de transmissão

Nova PNAST cria Temporadas de Acesso e extingue análise por fila na Rede Básica.

12/12/2025


Aneel abre consulta para regras de recarga de veículos elétricos

Contribuições vão orientar novos critérios de conexão de carregadores à rede

12/12/2025


Motiva fecha contrato de GD solar com a Prime Energy

Acordo cobre 120 unidades e prevê 2,1 GWh anuais em energia renovável

11/12/2025