A Itaipu Binacional e a Femipa - Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Paraná anunciaram um programa de implantação de usinas solares fotovoltaicas em Santas Casas e hospitais filantrópicos no estado paranaense. Batizado de Femipa Energia, o convênio prevê instalar, até fevereiro de 2027, 18 MW de potência nos sistemas.

O investimento, voltado apenas para associadas da Femipa, será superior a R$ 81 milhões e beneficiará as instituições de saúde que fazem parte dos grupos tarifários A e B. A estimativa de economia é de R$ 11,7 milhões ao ano, o que corresponde ao suprimento de 35% da energia consumida.

Segundo comunicado da Itaipu, a meta é atender, por meio dos recursos do programa Itaipu Mais que Energia, municípios com baixos IDHs (índice de desenvolvimento humano) e receitas públicas, investindo em políticas ambientais vinculadas à geração de emprego e renda.

 “As Santas Casas e os hospitais beneficentes não têm lucro nenhum e têm dificuldades financeiras por conta do serviço que prestam. E a conta de energia elétrica faz uma diferença muito grande”, disse o diretor geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri. 

O projeto será dividido em duas etapas. No lote 1, haverá a instalação de usinas fotovoltaicas em unidades hospitalares, com previsão de início de obras em abril de 2025. Já no lote 2, serão implementadas UFVs de solo em quatro municípios, com previsão de início das obras em junho de 2025.



Mais Notícias FOTOVOLT



Eletrobrás faz estudo sobre influência do solo em usinas solares

Pesquisa avaliou eficiência da geração de energia com módulos bifaciais e concluiu que solo pedregoso natural tem melhor custo-benefício

10/07/2025


Com nova fábrica, MTR Solar aumenta produção em 15%

Unidade inaugurada em dezembro alavanca crescimento da produção mesmo com cenário adverso

10/07/2025


Projeto solar da Schneider leva energia a 27 mil na Amazônia

Iniciativa que distribui kits solares e capacitação a comunidades remotas foi reconhecida pelo Pacto Global – Rede Brasil da ONU

10/07/2025