A Itaipu Binacional e a Femipa - Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Paraná anunciaram um programa de implantação de usinas solares fotovoltaicas em Santas Casas e hospitais filantrópicos no estado paranaense. Batizado de Femipa Energia, o convênio prevê instalar, até fevereiro de 2027, 18 MW de potência nos sistemas.

O investimento, voltado apenas para associadas da Femipa, será superior a R$ 81 milhões e beneficiará as instituições de saúde que fazem parte dos grupos tarifários A e B. A estimativa de economia é de R$ 11,7 milhões ao ano, o que corresponde ao suprimento de 35% da energia consumida.

Segundo comunicado da Itaipu, a meta é atender, por meio dos recursos do programa Itaipu Mais que Energia, municípios com baixos IDHs (índice de desenvolvimento humano) e receitas públicas, investindo em políticas ambientais vinculadas à geração de emprego e renda.

 “As Santas Casas e os hospitais beneficentes não têm lucro nenhum e têm dificuldades financeiras por conta do serviço que prestam. E a conta de energia elétrica faz uma diferença muito grande”, disse o diretor geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri. 

O projeto será dividido em duas etapas. No lote 1, haverá a instalação de usinas fotovoltaicas em unidades hospitalares, com previsão de início de obras em abril de 2025. Já no lote 2, serão implementadas UFVs de solo em quatro municípios, com previsão de início das obras em junho de 2025.



Mais Notícias FOTOVOLT



Geração solar fotovoltaica bate recorde no SIN

Pico de geração ocorreu no dia 14 de março, com 37,9 GW às 11h, o equivalente a 39% da carga.

21/03/2025


Autoprodução domina os PPAs de renováveis em 2024

Dos 31 contratos rastreados pela CELA, 30 eram da modalidade que proporciona redução de encargos aos consumidores.

21/03/2025


Mais de 5 milhões de consumidores se beneficiam com a MMGD

Número representa unidades que recebem créditos e excedentes de energia de 3,34 milhões de micro e miniusinas.

21/03/2025